PRISMA LINGUÍSTICO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109590 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1003 "inscrito_id" => 7556 "titulo" => "PRISMA LINGUÍSTICO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência de uma Professora de Língua Portuguesa a partir das vivências de um projeto com estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano nas suas aulas. Este trabalho teve como objetivo abordar o estudo sobre Variação Linguística e sobre os gêneros textuais de forma mais prática e funcional, mediante a produção de textos (carta pessoal, relato de experiências, memorial, e-mail) como forma de comunicação com outros estudantes de outras instituições, proporcionando ao aluno o contato com usuários da língua de diversos estados brasileiros, e de cidades circunvizinhas. Para isso, os estudos sociolinguísticos norteiam este estudo mediante as contribuições teóricas de Bagno (2002), Mollica (2008) sobre o preconceito e variação linguística. Os principais resultados obtidos nos levam a perceber que a metodologia de ensino utilizada possibilitou os estudantes a refletirem sobre a língua e as suas variações linguísticas, mediante o combate ao preconceito linguístico e, por conseguinte, despertar a consciência de sua função como falante ativo, vivo e interativo, ao observar o quanto as situações comunicativas reais exigem adequações nas expressões verbais e não verbais. Na culminância do projeto, os resultados foram disseminados nas escolas e nos campi participantes, utilizando-se as redes sociais, bem como com apresentações pontuais de produtos advindos das ações do projeto (vídeos, textos, exposições) e também no evento intitulado "Semana das Linguagens”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7556_TB1003_29022024183136.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA DE SOUZA MASSENA" "autor_nome_curto" => "TALITA MASSENA" "autor_email" => "talita.massena@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109590 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1003 "inscrito_id" => 7556 "titulo" => "PRISMA LINGUÍSTICO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência de uma Professora de Língua Portuguesa a partir das vivências de um projeto com estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano nas suas aulas. Este trabalho teve como objetivo abordar o estudo sobre Variação Linguística e sobre os gêneros textuais de forma mais prática e funcional, mediante a produção de textos (carta pessoal, relato de experiências, memorial, e-mail) como forma de comunicação com outros estudantes de outras instituições, proporcionando ao aluno o contato com usuários da língua de diversos estados brasileiros, e de cidades circunvizinhas. Para isso, os estudos sociolinguísticos norteiam este estudo mediante as contribuições teóricas de Bagno (2002), Mollica (2008) sobre o preconceito e variação linguística. Os principais resultados obtidos nos levam a perceber que a metodologia de ensino utilizada possibilitou os estudantes a refletirem sobre a língua e as suas variações linguísticas, mediante o combate ao preconceito linguístico e, por conseguinte, despertar a consciência de sua função como falante ativo, vivo e interativo, ao observar o quanto as situações comunicativas reais exigem adequações nas expressões verbais e não verbais. Na culminância do projeto, os resultados foram disseminados nas escolas e nos campi participantes, utilizando-se as redes sociais, bem como com apresentações pontuais de produtos advindos das ações do projeto (vídeos, textos, exposições) e também no evento intitulado "Semana das Linguagens”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7556_TB1003_29022024183136.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA DE SOUZA MASSENA" "autor_nome_curto" => "TALITA MASSENA" "autor_email" => "talita.massena@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }