LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113907 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7179 "inscrito_id" => 4005 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4005_TB7179_16102024120827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SEBASTIANA DO ROSÁRIO CAVALCANTE MACHADO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreacavalllcante@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113907 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7179 "inscrito_id" => 4005 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4005_TB7179_16102024120827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SEBASTIANA DO ROSÁRIO CAVALCANTE MACHADO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreacavalllcante@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }