APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113771 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6993 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO" "resumo" => "A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos, no segmento das Ações Educativas em Segurança do Trabalho. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2024, com alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho, em período de conclusão. No geral, 20 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa/descritiva. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3203_TB6993_10062024185005.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CAMARA" "autor_nome_curto" => "RITA CAMARA" "autor_email" => "ritacamara28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113771 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6993 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO" "resumo" => "A educação profissional possui como premissa a indissociabilidade entre a teoria e a prática. Dessa maneira, para uma educação assertiva que prepare realmente o aluno para o mercado de trabalho, faz-se necessário adotar práticas educativas que possuam significado na vida do futuro profissional. Atualmente, um desafio para os docentes tem sido a urgência em trazer a prática para a sala de aula. Tendo em vista que, os alunos reforçam suas potencialidades cognitivas quando conseguem compreender o sentido dos temas trabalhados para a solução de problemas tangíveis. Nesses termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e extensão em Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo principal verificar o nível de percepção dos alunos com a metodologia de projetos, no segmento das Ações Educativas em Segurança do Trabalho. Outrossim, promover uma discussão sobre a relevância do método para a educação profissional. O presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2024, com alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho, em período de conclusão. No geral, 20 alunos participaram da abordagem respondendo a questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como produção textual e entrevista. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e característica explicativa/descritiva. Infere-se; portanto, que a Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino que encoraja a assimilação dos conteúdos por meio do envolvimento dos alunos em situações reais e desafiadoras. Dessa forma, os alunos podem elaborar suas próprias concepções, adquirindo aprendizado e comprometimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3203_TB6993_10062024185005.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE KÁSSIA SANTOS CAMARA" "autor_nome_curto" => "RITA CAMARA" "autor_email" => "ritacamara28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }