IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111072 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 10410 "titulo" => "IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRADO" "resumo" => "Este artigo se desenvolve em relação as problemáticas da saúde mental dos professores de matemática nas escolas do município de Prado durante a pandemia. Destaca-se o impacto psicológico único enfrentado por esses educadores, incluindo os desafios específicos relacionados ao ensino e aprendizado da matemática em um ambiente remoto ou híbrido e também as estratégias e medidas adotadas por esses professores para a adaptação profissional e pessoal. Foram coletados dados por meio de entrevistas e questionários com os educadores, onde apresentaram, de forma aberta e objetiva, suas opiniões e estratégias referentes ao ensino hibrido ou remoto. São discutidos os fatores contribuintes para o aumento do estresse e da ansiedade, como a adaptação a novas tecnologias e a pressão para manter o desempenho acadêmico dos alunos de acordo com as orientações do município. O artigo debate novas estratégias de apoio e intervenção, adaptadas às necessidades desses professores de matemática de forma especifica a cada realidade escolar, e destaca a importância de políticas locais que reconheçam e abordem os desafios únicos enfrentados por essa comunidade educacional enfatizando medidas benéficas que podem ser aproveitadas e descartando as maléficas de forma a corrigi-las. A conclusão enfatiza a urgência de promover a saúde mental dos professores de matemática em Prado, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e sustentável para esses profissionais, evidenciando propostas e estratégias que possam servir de aprendizado para futuros graduandos da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10410_TB3100_08042024202948.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE TEIXEIRA FELBERG" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulofelberg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111072 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 10410 "titulo" => "IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRADO" "resumo" => "Este artigo se desenvolve em relação as problemáticas da saúde mental dos professores de matemática nas escolas do município de Prado durante a pandemia. Destaca-se o impacto psicológico único enfrentado por esses educadores, incluindo os desafios específicos relacionados ao ensino e aprendizado da matemática em um ambiente remoto ou híbrido e também as estratégias e medidas adotadas por esses professores para a adaptação profissional e pessoal. Foram coletados dados por meio de entrevistas e questionários com os educadores, onde apresentaram, de forma aberta e objetiva, suas opiniões e estratégias referentes ao ensino hibrido ou remoto. São discutidos os fatores contribuintes para o aumento do estresse e da ansiedade, como a adaptação a novas tecnologias e a pressão para manter o desempenho acadêmico dos alunos de acordo com as orientações do município. O artigo debate novas estratégias de apoio e intervenção, adaptadas às necessidades desses professores de matemática de forma especifica a cada realidade escolar, e destaca a importância de políticas locais que reconheçam e abordem os desafios únicos enfrentados por essa comunidade educacional enfatizando medidas benéficas que podem ser aproveitadas e descartando as maléficas de forma a corrigi-las. A conclusão enfatiza a urgência de promover a saúde mental dos professores de matemática em Prado, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e sustentável para esses profissionais, evidenciando propostas e estratégias que possam servir de aprendizado para futuros graduandos da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10410_TB3100_08042024202948.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE TEIXEIRA FELBERG" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulofelberg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }