Ao refletir sobre a educação escolar nos dias atuais, se faz necessário pensar tanto o aluno do século XXI, em suas especificidades, como salienta Sobrinho (2010), quanto as relações socioemocionais estabelecidas no ambiente escolar, considerando que as habilidades não cognitivas compreendem elaborações de diferentes categorias, tais como personalidade, crenças, atitudes, qualidades emocionais e sociais, etc., categorias que estão associadas ao constructo da competência socioemocional (Marin, 2017). Afinal, é preciso considerar que, para além do cognitivo, o emocional tem um papel importante no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias na formação de discentes. Pensando nessas questões, esse trabalho objetiva refletir sobre as experiências de professores, professoras, alunos e alunas com o Projeto Ombro Amigo, desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, na cidade de Quixadá, Ceará. O projeto busca desenvolver e aprimorar habilidades e/ou capacidade dos discentes em buscar de solucionar seus próprios conflitos, desenvolvendo a autonomia, visão e pensamento, frente a situações problemas. Nesse sentido tem na escuta e no acolhimento seu principal objetivo, observando que muitas das demandas emocionais são oriundas tanto dos conflitos na escola quanto no ambiente familiar e de outros grupos a que pertencem. Portanto, o projeto Ombro Amigo enfatiza a importância da empatia nas relações estabelecidas no ambiente escolar e tenta compreender o outro na sua especificidade para compreender o todo. Nesse intuito, além dos autores já citados, dialogaremos com autores tais como: Moreira e Cunha (2008); Silva (2000); Brasil (2006); Guzzo (2014), dentre outros.