Embora muitas pessoas ainda pensem que os estudos em matemática sejam resumidos aos cálculos com números abstratos, a matemática além de ciência se apresenta como um campo profícuo ao desenvolvimento de inúmeros conhecimentos, habilidades e competências de uso não apenas dentro da área, mas também nas diversas esferas da vida estudantil e cotidiana. Nesse sentido, coube que fosse elencado neste estudo, ideias que fundamentam a importância da resolução de problemas enquanto tendência educacional favorável às perspectivas de ensino atuais e a importância do desenvolvimento da escrita em matemática. Acredita-se que tais reflexões e possibilidades podem ser demasiadamente enriquecedoras para pensar o ensino-aprendizagem nos diversos níveis educacionais, seja Ensino Básico ou Ensino Superior. Entende-se que a matemática ao ser também percebida como uma linguagem, a partir da qual podem ser compreendidos e resolvidos muitos dos problemas matemáticos e também do mundo que nos cerca, possibilita o desenvolvimento da atividade de escrita. Para discutir sobre o assunto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo e também bibliográfico acerca dos temas resolução de problemas e escrita em matemática. A fim de que fosse oportunizado o objetivo de discorrer sobre a utilização da resolução de problemas como uma proposta para o desenvolvimento da escrita em matemática.