AULA DE CAMPO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS DISCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 8934 "titulo" => "AULA DE CAMPO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS DISCENTES" "resumo" => "No atual cenário da Educação brasileira, altos índices de evasão e desistência tem nos levado a pensar em possibilidades pedagógicas que motivem o estudante, bem como, diminuam a distância entre teoria e prática. Neste sentido, destacam-se as aulas campais, que proporcionam aos estudantes novas percepções e experiências, mediante um olhar crítico e reflexivo diante da realidade que o cerca. O presente artigo tem o objetivo de ressaltar a importância das aulas de campo no processo de aprendizagem, fundamentado nas experiências vivenciadas por discentes do curso de pedagogia (primeiro e segundo período), ligados ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada em João Pessoa -PB. Trata-se de um relato de experiência de aulas de campo realizadas em Junho e Novembro de 2023. As aulas foram baseadas no livro de Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, intitulado “Um roteiro histórico educacional na cidade de João Pessoa”, tendo como foco uma visão patrimonial a partir dos edifícios que marcaram a história da educação na cidade, dentre estes, destacamos o Lyceu Paraibano. Para sistematização metodológica, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa, um questionário online no Google Forms para a coleta de dados junto aos discentes que participaram das aulas. Fundamenta-se em estudos realizados por Pinheiro (2008); Miranda (2021), entre outros. Os resultados preliminares indicam que as aulas de campo são ações pedagógicas atrativas e de extrema importância, uma vez que contribuem com uma formação crítico-reflexiva, em que teoria e prática seguem articuladas no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6734b64db4be6_13112024112309.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-13 11:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlucassp987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 8934 "titulo" => "AULA DE CAMPO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS DISCENTES" "resumo" => "No atual cenário da Educação brasileira, altos índices de evasão e desistência tem nos levado a pensar em possibilidades pedagógicas que motivem o estudante, bem como, diminuam a distância entre teoria e prática. Neste sentido, destacam-se as aulas campais, que proporcionam aos estudantes novas percepções e experiências, mediante um olhar crítico e reflexivo diante da realidade que o cerca. O presente artigo tem o objetivo de ressaltar a importância das aulas de campo no processo de aprendizagem, fundamentado nas experiências vivenciadas por discentes do curso de pedagogia (primeiro e segundo período), ligados ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada em João Pessoa -PB. Trata-se de um relato de experiência de aulas de campo realizadas em Junho e Novembro de 2023. As aulas foram baseadas no livro de Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, intitulado “Um roteiro histórico educacional na cidade de João Pessoa”, tendo como foco uma visão patrimonial a partir dos edifícios que marcaram a história da educação na cidade, dentre estes, destacamos o Lyceu Paraibano. Para sistematização metodológica, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa, um questionário online no Google Forms para a coleta de dados junto aos discentes que participaram das aulas. Fundamenta-se em estudos realizados por Pinheiro (2008); Miranda (2021), entre outros. Os resultados preliminares indicam que as aulas de campo são ações pedagógicas atrativas e de extrema importância, uma vez que contribuem com uma formação crítico-reflexiva, em que teoria e prática seguem articuladas no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6734b64db4be6_13112024112309.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-13 11:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "José Lucas" "autor_email" => "jlucassp987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }