A ciência tem sido predominantemente associada à figura masculina. Nos séculos XV, XVI e XVII, períodos de mudanças sociais significativas e avanços no desenvolvimento da ciência, algumas poucas mulheres da aristocracia exerceram papéis importantes como interlocutores e tutoras de renomados filósofos naturais e experimentadores pioneiros. Este estudo possui como objetivo principal apresentar sobre a temática meninas e mulheres na ciência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and mathematics) denominadas como meninas STEM e os obstáculos enfrentados para seguir na carreira científica. Apresenta-se sobre políticas públicas de inclusão para mulheres e meninas STEM. Explana-se sobre cultura científica e a representação feminina na sociedade. Portanto, a presente pesquisa constitui-se de dados através de uma revisão de literatura, adotando a metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo uso de fontes bibliográficas e pesquisas em bases de dados. Após percorrer esse caminho metodológico é possível inferir que a Agenda 2030, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais se destacam o ODS 4 e o ODS 5, dedicados à promoção de uma educação inclusiva e equitativa e à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas e mulheres, respectivamente.