O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca do planejamento e aplicação de uma oficina pedagógica, bem como sua contribuição para a formação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Rio do Sul. Os bolsistas desenvolveram oficinas pedagógicas sobre o conteúdo matemático de plano cartesiano para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz. A oficina teve início em abril, quando os bolsistas planejaram e elaboraram os materiais a serem utilizados. Em maio, foram realizados dois encontros com a turma. O primeiro encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, com duração de 35 minutos, foi destinado à realização de um bingo; o segundo com duração de 45 minutos, foi destinado à realização de multiplicações no geoplano. No segundo, teve a mesma duração do anterior e foi destinado à realização de atividades no plano cartesiano em escala real. Tais atividades, com propósito de promover a construção do conhecimento matemático de forma interativa e oportunizar os alunos a serem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que: a) permitiu que os bolsistas desenvolvessem novas habilidades e competências no planejamento/organização de aula; b) auxiliou os bolsistas no aprimoramento de saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professores; c) oportunizou aos bolsistas analisar/refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos trabalhados.