ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109717 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 3859 "titulo" => "ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI." "resumo" => "No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3859_TB1181_29022024205401.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Sâmia Vitória Barbosa Chaves" "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109717 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 3859 "titulo" => "ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI." "resumo" => "No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3859_TB1181_29022024205401.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "Sâmia Vitória Barbosa Chaves" "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }