OFICINA PEDAGÓGICA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TRILHA VÁ E VOLTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112374 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4972 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TRILHA VÁ E VOLTE" "resumo" => "Esse artigo exibe um relato de experiência vivenciado dentro das ações formativas do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX, da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. O projeto que tem como título "O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental" visa promover o Laboratório de Matemática como um espaço integrador entre a universidade e a educação básica, constituindo-se como uma possibilidade real de contribuir no ensino de matemática. Das ações vivenciadas, relata-se a experiência desenvolvida em formato de oficina, envolvendo os conteúdos de adição e subtração com números naturais, em uma turma de 6º ano composta por 40 alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira, localizada na Aldeia Monte Mor, Rio Tinto-PB. Com relação a fundamentação teórica relativa aos conhecimentos de operações com adição e subtração, consideramos os autores Lorenzato que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e Van de Walle que é conhecido por focar em metodologias eficazes para o ensino de matemática. Os materiais utilizados foram elaborados com o auxílio de ferramentas digitais para criar o design da trilha no espaço do Laboratório de matemática da universidade. Foi trabalhado o objeto de conhecimento: Operações de adição e subtração com números naturais e o objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas de forma lúdica, divertida e interativa. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão com relação ao conceito de adição e subtração e das operações com esses números ao utilizarem a trilha Vá e Volte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB4972_28102024094744.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112374 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4972 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TRILHA VÁ E VOLTE" "resumo" => "Esse artigo exibe um relato de experiência vivenciado dentro das ações formativas do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX, da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. O projeto que tem como título "O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental" visa promover o Laboratório de Matemática como um espaço integrador entre a universidade e a educação básica, constituindo-se como uma possibilidade real de contribuir no ensino de matemática. Das ações vivenciadas, relata-se a experiência desenvolvida em formato de oficina, envolvendo os conteúdos de adição e subtração com números naturais, em uma turma de 6º ano composta por 40 alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira, localizada na Aldeia Monte Mor, Rio Tinto-PB. Com relação a fundamentação teórica relativa aos conhecimentos de operações com adição e subtração, consideramos os autores Lorenzato que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e Van de Walle que é conhecido por focar em metodologias eficazes para o ensino de matemática. Os materiais utilizados foram elaborados com o auxílio de ferramentas digitais para criar o design da trilha no espaço do Laboratório de matemática da universidade. Foi trabalhado o objeto de conhecimento: Operações de adição e subtração com números naturais e o objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas de forma lúdica, divertida e interativa. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão com relação ao conceito de adição e subtração e das operações com esses números ao utilizarem a trilha Vá e Volte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB4972_28102024094744.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }