Esse artigo exibe um relato de experiência vivenciado dentro das ações formativas do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX, da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. O projeto que tem como título "O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental" visa promover o Laboratório de Matemática como um espaço integrador entre a universidade e a educação básica, constituindo-se como uma possibilidade real de contribuir no ensino de matemática. Das ações vivenciadas, relata-se a experiência desenvolvida em formato de oficina, envolvendo os conteúdos de adição e subtração com números naturais, em uma turma de 6º ano composta por 40 alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira, localizada na Aldeia Monte Mor, Rio Tinto-PB. Com relação a fundamentação teórica relativa aos conhecimentos de operações com adição e subtração, consideramos os autores Lorenzato que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e Van de Walle que é conhecido por focar em metodologias eficazes para o ensino de matemática. Os materiais utilizados foram elaborados com o auxílio de ferramentas digitais para criar o design da trilha no espaço do Laboratório de matemática da universidade. Foi trabalhado o objeto de conhecimento: Operações de adição e subtração com números naturais e o objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas de forma lúdica, divertida e interativa. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão com relação ao conceito de adição e subtração e das operações com esses números ao utilizarem a trilha Vá e Volte.