A partir do ano de 2023 o governo do estado de Mato Grosso tem ofertado aos seus profissionais da educação o pagamento da Gratificação por Resultados de Eficiência, no qual busca-se o levantamento dos dados educacionais do Estado, a fim de ajustar às metas do Programa EducAção – 10 anos. Nesse sentido, este artigo busca analisar a política de valorização profissional a partir da proposta da Gratificação por Resultados da Educação Matogrossense na perspectiva da melhora dos índices educacionais de aprendizagem e incentivo à formação continuada. O trabalho em questão está delineado pela pesquisa bibliográfica e documental, na qual buscamos analisar os documentos que efetivaram a política pública voltada para o pagamento da Gratificação por Resultados na rede estadual de ensino, bem como o decreto do Programa EducAção – 10 anos. Os dados foram analisados por meio da Análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico desta pesquisa está embasado em autores da teoria crítica, no qual nos auxiliaram em nossas reflexões teóricas pesquisadores como: Dardot; Laval (2016), Dourado e Paro (2001), Enguita (1989), Evangelista; Shiroma (2007), Freitas (2011), Gentilli (1994, 2000), Laval (2019), entre outros que endossaram este rizoma teórico. Analisar o contexto atual da educação matogrossense torna-se importante para que possamos compreender as intervenções neoliberais no fazer pedagógico dos profissionais da educação, deixando de existir apenas no campo das políticas públicas.