RODA FEMININA: COMUNICAÇÃO E FEMINISMO COMO FERRAMENTAS DE TRANSFORMAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113747 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6958 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "RODA FEMININA: COMUNICAÇÃO E FEMINISMO COMO FERRAMENTAS DE TRANSFORMAÇÃO" "resumo" => "O Roda feminina: comunicação e feminismo nas Escolas é uma ação desenvolvida em duas instituições de ensino fundamental II, localizadas em Petrolina - PE e Caucaia - CE. Do qual, caminha em direção a práticas pedagógicas voltadas para a educação política e cidadã, com cerne na conscientização e empoderamento de jovens alunas. Orientado pela Teoria do Agir Comunicativo de Jurgen Habermas (1984) e por estudos de teóricas feministas como Bell Hooks, Simone de Beauvoir e Judith Butler, o projeto ressalta a importância da comunicação para o entendimento mútuo e a ação colaborativa, além de promover um ambiente de igualdade de gênero. As atividades do projeto abarcam desde rodas de conversa sobre temas atuais e de interesse da coletividade, particularmente os focados em questões de gênero, as oficinas mensais de leitura e discussões sobre obras de autoras feministas. A abordagem metodológica empregada no projeto é de natureza qualitativa, envolvendo observação participante e análise de conteúdo, possibilitando uma compreensão das dinâmicas sociais e as interações entre as alunas enquanto grupo. As ações realizadas tem constatado uma relevante eficácia na promoção de conscientização política e principalmente o empoderamento das alunas, ampliando suas habilidades críticas e assertivas, quase nunca abordadas de forma tão precisa dentro do ambiente escolar. A experiência das alunas em Petrolina e Caucaia revela a importância de englobar teorias comunicativas e feministas dentro da educação. Ademais, conforme aponta Paulo Freire (1996), a educação deve ser uma ação de liberdade e conscientização, na promoção de um ambiente de aprendizado mais justo e equitativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10760_TB6958_26102024143515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA SIMÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SIMÃO" "autor_email" => "andressassimao@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113747 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6958 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "RODA FEMININA: COMUNICAÇÃO E FEMINISMO COMO FERRAMENTAS DE TRANSFORMAÇÃO" "resumo" => "O Roda feminina: comunicação e feminismo nas Escolas é uma ação desenvolvida em duas instituições de ensino fundamental II, localizadas em Petrolina - PE e Caucaia - CE. Do qual, caminha em direção a práticas pedagógicas voltadas para a educação política e cidadã, com cerne na conscientização e empoderamento de jovens alunas. Orientado pela Teoria do Agir Comunicativo de Jurgen Habermas (1984) e por estudos de teóricas feministas como Bell Hooks, Simone de Beauvoir e Judith Butler, o projeto ressalta a importância da comunicação para o entendimento mútuo e a ação colaborativa, além de promover um ambiente de igualdade de gênero. As atividades do projeto abarcam desde rodas de conversa sobre temas atuais e de interesse da coletividade, particularmente os focados em questões de gênero, as oficinas mensais de leitura e discussões sobre obras de autoras feministas. A abordagem metodológica empregada no projeto é de natureza qualitativa, envolvendo observação participante e análise de conteúdo, possibilitando uma compreensão das dinâmicas sociais e as interações entre as alunas enquanto grupo. As ações realizadas tem constatado uma relevante eficácia na promoção de conscientização política e principalmente o empoderamento das alunas, ampliando suas habilidades críticas e assertivas, quase nunca abordadas de forma tão precisa dentro do ambiente escolar. A experiência das alunas em Petrolina e Caucaia revela a importância de englobar teorias comunicativas e feministas dentro da educação. Ademais, conforme aponta Paulo Freire (1996), a educação deve ser uma ação de liberdade e conscientização, na promoção de um ambiente de aprendizado mais justo e equitativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10760_TB6958_26102024143515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA SIMÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SIMÃO" "autor_email" => "andressassimao@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }