Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e os benefícios encontrados no âmbito escolar frente ao uso das tecnologias digitais, tema que atualmente vem ganhando a atenção de muitos pesquisadores por sua grande relevância, assim como as suas grandes contribuições para a educação. Nos dias atuais, sabemos que as tecnologias vêm oferecendo aos profissionais da educação uma vastidão de recursos digitais que possibilitam facilitar o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, se utilizadas de acordo com os objetivos pedagógicos a serem alcançados. A metodologia empregada deu-se por meio da pesquisa bibliográfica em artigos já publicados, utilizando o banco de dados científicos Google Acadêmico, sendo realizadas no período de 01 de abril a 15 de maio de 2024, tendo como aporte teórico: Kenski (2007), Moran (2000), Landin (2017) e outros, buscando um maior aprofundamento acerca dessa temática e saber o que dizem as pesquisas atuais. Como resultado dessa pesquisa, percebeu-se que os desafios de implementação da tecnologia nas escolas são múltiplos e um deles é a falta de formação adequada dos profissionais da educação, que não possuem conhecimentos no que diz respeito às inovações tecnológicas, tornou-se claro também, o grande desinteresse pelo novo, ao optarem pelo ensino tradicional, metódico e tedioso, assim como a falta de recursos ofertados pelas escolas.