Este artigo objetiva analisar de que forma as metodologias ativas podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da área de várzea. Os objetivos específicos são: verificar se as metodologias ativas estão presentes nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola de várzea. Mostrar a importância de utilizar as metodologias ativas nas aulas de Língua Portuguesa. Propor uma oficina pedagógica aos alunos utilizando as metodologias ativas. A pesquisa está embasada em autores que realizam estudos acerca das Metodologias Ativas de Aprendizagem, como Lilian Bacich (2018), Soares (2021), além de autores que falam sobre ensino de Língua Portuguesa como Irandé Antunes (2003) e Marcuschi (2002); sobre educação do campo Arroyo e Fernandes (1999); Freire (2015) com a pedagogia da autonomia, e outros. A principal metodologia utilizada foi a de ordem qualitativa a qual contou com análise de entrevistas com professores e questionário com alunos, apresentados de forma descritiva. Os resultados importantes obtidos foram acerca da presença e importância do uso das metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental II em uma escola de várzea. E o resultado positivo de uma oficina com utilização da ferramenta gamificação, onde eles puderam aprender por meio de um jogo educativo, cujo intuito era torná-los ativos, participativos e engajados na aula.