CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LETRAMENTO HISTÓRICO: INTERLIGANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7737 "inscrito_id" => 19810 "titulo" => "CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LETRAMENTO HISTÓRICO: INTERLIGANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL" "resumo" => "Esse texto discute o ensino de história, mais especificamente nas turmas de sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, e sua relação com a construção do pensamento crítico/reflexivo embasados no conceito de Consciência Histórica e Letramento Histórico, tendo como pano de fundo os estudos sobre o medievo em sala de aula. Nosso objetivo é discutir sobre os conceitos de Consciência Histórica e Letramento Histórico no contexto da educação básica a partir do ensino de História Medieval e como eles podem ser trabalhados de forma inclusiva, na perspectiva das múltiplas aprendizagens. Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Cerri (2011) sobre Consciência Histórica; Rocha (2020) sobre Letramento Histórico; Vianna (2017) sobre o Ensino de História Medieval, entre outros autores. Para também subsidiar a discussão, abordaremos, como marcos legais, a BNCC e os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2019). Nesse intuito, refletimos sobre o incipiente processo de reflexão/ação do papel que o professor/a de História exerce frente à incentivar a “atitude historiadora” proposta pela BNCC. Essa postura consiste no protagonismo investigativo sobre a realidade em sala de aula onde professores/as e estudantes são sujeitos do processo de ensino e aprendizagem transformando as aulas de história em um ambiente mais inclusivo, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID19810_TB7737_12082024145207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAELA HILDITA DE SÁ GUEDES DEODATO" "autor_nome_curto" => "RAPHAELA" "autor_email" => "raphaelahildita@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7737 "inscrito_id" => 19810 "titulo" => "CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LETRAMENTO HISTÓRICO: INTERLIGANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL" "resumo" => "Esse texto discute o ensino de história, mais especificamente nas turmas de sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, e sua relação com a construção do pensamento crítico/reflexivo embasados no conceito de Consciência Histórica e Letramento Histórico, tendo como pano de fundo os estudos sobre o medievo em sala de aula. Nosso objetivo é discutir sobre os conceitos de Consciência Histórica e Letramento Histórico no contexto da educação básica a partir do ensino de História Medieval e como eles podem ser trabalhados de forma inclusiva, na perspectiva das múltiplas aprendizagens. Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Cerri (2011) sobre Consciência Histórica; Rocha (2020) sobre Letramento Histórico; Vianna (2017) sobre o Ensino de História Medieval, entre outros autores. Para também subsidiar a discussão, abordaremos, como marcos legais, a BNCC e os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2019). Nesse intuito, refletimos sobre o incipiente processo de reflexão/ação do papel que o professor/a de História exerce frente à incentivar a “atitude historiadora” proposta pela BNCC. Essa postura consiste no protagonismo investigativo sobre a realidade em sala de aula onde professores/as e estudantes são sujeitos do processo de ensino e aprendizagem transformando as aulas de história em um ambiente mais inclusivo, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID19810_TB7737_12082024145207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAELA HILDITA DE SÁ GUEDES DEODATO" "autor_nome_curto" => "RAPHAELA" "autor_email" => "raphaelahildita@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }