O presente artigo relata uma intervenção pedagógica realizada em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Soares na cidade de Mamanguape-PB, com o objetivo de promover o engajamento, aprendizagem e desenvolvimento das alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante dos desafios enfrentados pelas quatro turmas dos ciclos III e IV da EJA, tais como baixo rendimento acadêmico, evasão escolar e falta de pertencimento à escola, optou-se por implementar projetos pedagógicos que valorizassem as potencialidades e experiências dos alunos. O tema central da pesquisa-ação foi a literatura de cordel, escolhida pela sua relevância cultural e capacidade de engajar os estudantes. A metodologia adotada envolveu uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a coordenação pedagógica, gestão escolar e professores de Arte e Língua Portuguesa trabalhando em conjunto. Foram realizadas oficinas práticas de construção textual de cordel, nas quais os estudantes aprenderam sobre os elementos e estrutura do gênero literário, além de produzirem um cordel coletivo sobre a história da escola. O ponto alto do I Sarau Cultural da EJA proporcionou aos alunos a oportunidade de compartilhar suas criações com a comunidade escolar. Os resultados dessa ação foram significativos, incluindo uma maior participação e engajamento das alunas e alunos, aumento da autoestima e fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola. Observou-se também uma redução na evasão escolar e um aumento na assiduidade às aulas. Esses resultados evidenciam o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, especialmente na EJA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa.