A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vem passando por um processo de expansão e interiorização, cujo foco é a educação profissional, com cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio, graduação e pós-graduação, democratizando a sua oferta nas diversas regiões do pais. Dentro do campo educacional, há obstáculos a serem superados que vão desde o acesso com o transporte público ineficiente, as más condições na estrutura escolar, a ausência de métodos de ensino adequados às demandas dos alunos, a falta de condições econômicas dos alunos, e no que tange aos cursos noturnos acrescenta-se o cansaço devido ao trabalho diurno, a necessidade de cuidar dos filhos e a falta motivação, que representam desafios para a permanência e o êxito escolar. O direito à educação vai além da entrada na instituição de ensino, mas sim na sensação de pertencimento, na concepção de políticas e ações de permanência e êxito escolar, assim como em diversas práticas educativas e sociais. Refletir e dar novos significados ao ensino é uma tática essencial para estimular a motivação, o engajamento e o desenvolvimento dos estudantes. Diante dessa realidade, este trabalho aborda o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão adotadas no Instituto Federal Fluminense Campus São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro, como ferramentas para a permanência e êxito escolar na Educação Profissional e Tecnológica. O engajamento de alunos em projetos de ensino, pesquisa, extensão, organização de equipes para competições e olimpíadas estudantis vem proporcionando uma formação mais inclusiva e participativa, promovendo a valorização, o aprendizado, a motivação, a equidade, o bem-estar e a socialização dos jovens, corroborando para o sucesso na aprendizagem. As ações desenvolvidas consolidam a interdisciplinaridade, valoriza as aptidões individuais e promove um ambiente integrativo e eficaz para o desenvolvimento dos discentes.