Este estudo apresenta uma breve análise do Projeto Clube de Leitura como contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica? Tem-se o objetivo, analisar a contribuição do Projeto para o aprimoramento da competência leitora, alinhado ao eixo norteador de leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E também, verificar se as orientações do instrumental do Projeto fomentam a demanda do eixo leitura e escrita da BNCC; bem como investigar os desafios e perspectivas da leitura de textos literários para a formação de leitores com visão cultural, social e crítica, e sugerir orientações didáticas que desenvolvam competência leitora. A pesquisa qualitativa, percurso a partir de revisão teórico metodológica acerca do desenvolvimento da linguagem no eixo prática de leitura no Ensino Médio, à luz da BNCC, do RCRO e outros. Como objeto de análise, tomou-se o Plano Instrucional do Projeto, considerando-se os critérios: motivação, introdução, leitura e interpretação (Cosson, 2014), Masetto (2013) e Kenski (2007, 2012) educação mediada por tecnologia e os desafios dessa modalidade de ensino entre outros. Os resultados apontam que o Projeto Clube de Leitura emerge como um instrumento eficaz para o aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da integração entre literatura, tecnologia e pedagogia, o projeto não apenas impulsiona a proficiência de leitura, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.