FRACASSO ESCOLAR: O GIGANTE FRENTE AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114331 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7775 "inscrito_id" => 19038 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: O GIGANTE FRENTE AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é aprofundar a análise das causas do fracasso escolar e apontar as respostas existentes dadas no chão da escola a esse problema educacional, utilizando o conhecimento teórico já produzido. Trata-se de uma pesquisa de Revisão Narrativa examinando textos de autores da literatura clássica sobre a temática em interlocução com estudos publicados e compilados diretamente das plataformas: biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de periódicos CAPES. O recorte temporal dos últimos 5 anos, tendo estabelecidos critérios de inclusão e exclusão específicos para a seleção do corpus. O fracasso escolar seja tratado como fenômeno ou sintoma tem revela que milhares de estudantes têm apresentado para além do não saber, sofrimento e culpa por não estarem aprendendo, instalando-se, assim, a representação de um mal-estar escolar dificultando as maneiras de compreendê-lo e das respostas. A interlocução das produções que se ocupam deste problema revelou que há diferentes estudos interdependentes, com diferentes causas e respostas ao fracasso escolar, em destaque na atualmente a busca por laudos e medicalizações apontando o foco da causa ao aluno e em reposta formas um tanto reducionistas. Acredita-se que o entendimento sobre o fracasso escolar precisa ser (re)significado. A escola apresentada dificuldades em captar as contribuições teóricas. Há um próprio fracasso nas causas apontadas e respostas dadas, pois não tem minimizado os impactos do fracasso escolar no cotidiano escolar. Os estudos acerca do tema prevalecendo o enfoque social e a negação do sujeito como sujeito do desejo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19038_TB7775_21102024191033.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA PERPETUA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Helena Perpetua" "autor_email" => "helenaaguiar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114331 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7775 "inscrito_id" => 19038 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: O GIGANTE FRENTE AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é aprofundar a análise das causas do fracasso escolar e apontar as respostas existentes dadas no chão da escola a esse problema educacional, utilizando o conhecimento teórico já produzido. Trata-se de uma pesquisa de Revisão Narrativa examinando textos de autores da literatura clássica sobre a temática em interlocução com estudos publicados e compilados diretamente das plataformas: biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de periódicos CAPES. O recorte temporal dos últimos 5 anos, tendo estabelecidos critérios de inclusão e exclusão específicos para a seleção do corpus. O fracasso escolar seja tratado como fenômeno ou sintoma tem revela que milhares de estudantes têm apresentado para além do não saber, sofrimento e culpa por não estarem aprendendo, instalando-se, assim, a representação de um mal-estar escolar dificultando as maneiras de compreendê-lo e das respostas. A interlocução das produções que se ocupam deste problema revelou que há diferentes estudos interdependentes, com diferentes causas e respostas ao fracasso escolar, em destaque na atualmente a busca por laudos e medicalizações apontando o foco da causa ao aluno e em reposta formas um tanto reducionistas. Acredita-se que o entendimento sobre o fracasso escolar precisa ser (re)significado. A escola apresentada dificuldades em captar as contribuições teóricas. Há um próprio fracasso nas causas apontadas e respostas dadas, pois não tem minimizado os impactos do fracasso escolar no cotidiano escolar. Os estudos acerca do tema prevalecendo o enfoque social e a negação do sujeito como sujeito do desejo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19038_TB7775_21102024191033.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENA PERPETUA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Helena Perpetua" "autor_email" => "helenaaguiar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }