Nos últimos anos, o debate em torno das questões de gênero e sexualidade tem ganhado cada vez mais relevância no contexto educacional. Essa crescente atenção reflete não apenas a necessidade de abordar a diversidade da sexualidade humana de forma inclusiva, mas também reconhece o papel fundamental que as diretrizes educacionais desempenham na promoção da igualdade e do respeito às diferenças. Neste contexto, considerando a relevância de compreender os documentos curriculares que norteiam o ensino de Ciências, objetiva-se com o trabalho realizar uma análise comparativa da abordagem da temática de gênero e sexualidade na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares de Ciências do Piauí. Logo, para a fundamentação deste trabalho recorreu-se a autores, estudiosos e pesquisadores da área e aos próprios documentos curriculares, nacional, estadual e municipal, disponíveis. A metodologia utilizada emprega uma abordagem qualitativa de caráter exploratório utilizando-se de uma pesquisa documental somada à realização de um levantamento e fichamento da literatura existente sobre o tema. Com base nisso, a pesquisa concentra-se na análise, investigação e interpretação da Unidade Temática (UT) "Vida e evolução" da área de Ciências da Natureza presente nesses documentos escrito, pois, a referida unidade temática, abrange os conteúdos essenciais para compreender a sexualidade humana e a importância intrínseca desse elemento na evolução biológica, social e cultural da humanidade. Ademais, os resultados esperados neste estudo visam identificar lacunas e desafios nas atuais abordagens relacionadas a gênero e sexualidade no ensino de ciências, oferecendo percepções sobre áreas que demandam atenção adicional. Além disso, almeja-se que os resultados obtidos possam servir como base para a tomada de decisões políticas, contribuindo assim para a revisão e aprimoramento das políticas educacionais em prol de uma educação mais alinhada com as necessidades da sociedade, como também instigar possíveis pesquisas adicionais no ambiente escolar.