A presente pesquisa tem como objetivo relatar e discutir sobre a elaboração, e desenvolvimento de um jogo da memória como recurso didático-pedagógico no ensino de Ciências e Matemáticas, além de discutir sobre o uso de conhecimentos prévios na construção de outros novos assuntos e conhecimentos. Nesse sentido, assumimos a pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, ressaltando as vozes dos colaboradores como dados vivos da investigação. Como textos de campo, utilizamos o planejamento da proposta, registros fotográficos e reflexões dos diários de três professores estagiários do Clube de Ciências da UFPA. Dessa forma, desenvolvemos a proposta de criação de um jogo da memória com temas que exploram aspectos científicos presentes no cotidiano dos educandos. O jogo foi constituído por dez cartões, os quais continham perguntas sobre conhecimentos acerca da Matemática, Física e Química. A outra parcela de cartões mantinha-se em branco, para que os estudantes construíssem suas respostas usando seus conhecimentos, imaginação e criatividade. Posteriormente, os cartões foram misturados, desafiando os educandos a relacionarem as perguntas com as respostas, exercitando assim sua memória e conhecimentos adquiridos. Tal jogo foi desenvolvido e utilizado em uma aula inaugural do Clube de Ciências da UFPA para estudantes de diferentes anos escolares. Com isso, ressaltamos a aprendizagem por meio do jogo e da conexão com as experiências humanas no processo educacional. No desenvolvimento do jogo, os alunos foram orientados pelos professores, incentivando-os a participarem ativamente do processo educativo, à medida que as questões eram problematizadas. Quer dizer, o educador assume como um facilitador do processo educacional, favorecendo momentos de aprendizagens. Nesse sentido, o envolvimento ativo dos alunos na criação dos seus conhecimentos, valorizando suas experiências e conhecimentos de mundo, foram precursoras de aprendizado significativo.