Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (NAI/UFAC): ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E AÇÕES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo tem como objetivo historicizar o processo de criação do Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI –, da Universidade Federal do Acre - UFAC, apresentando sua organização, funcionamento e ações enquanto rede de apoio à inclusão para o público alvo da Educação Especial no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso da pesquisa documental e da pesquisa de campo e com a realização da entrevista semiestruturada com os coordenadores atuais. Os resultados evidenciam que o mencionado Núcleo foi criado através da Resolução nº 14, de 30 de abril de 2008, homologado pela Resolução CONSU nº 10, de 18 de setembro de 2008 com a finalidade de executar as políticas e as diretrizes de inclusão e acessibilidade de estudantes e servidores público alvo da Educação Especial na IES. As principais ações implementadas logo após a sua fundação incluíram Vestibular acessível para todos, cursos de extensão na área de Libras e Braille para a comunidade interna e externa da Ufac, mapeamento dos alunos com deficiência que adentravam pelo vestibular e, na sequência, garantia de monitores para auxiliar esses novos estudantes em sala de aula. Na atualidade, o NAI oferece através de uma equipe multidisciplinar serviços como: Tradução e Interpretação em Libras, Fisioterapia, Adaptação de material em Braille e Audiodescrição, Acompanhamento Pedagógico, Fonoaudiologia, Assistência Social e Serviço de Atenção Psicológica. Além disso, oferece os programas de Assistência Estudantil como: Programa de Monitoria e Tutoria- Promtaed, Pró-Acessibilidade, Pró- PcD e Bolsa Pós- Graduação. Conclui-se que as redes de apoio proporcionadas pelo NAI/Ufac são fundamentais para o acesso e a permanência desses estudantes na universidade e que o aprimoramento dessas redes poderá minimizar as barreiras que ainda são impeditivas da participação plena desse público no contexto acadêmico acreano.

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