Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEXTURAS: CAPTURAS NO MUNDO CONCRETO, E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DOS PROGRAMAS GIMP, KRITA, PAINT E PAINT 3D, NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPOSIÇÕES IMAGÉTICAS, EM UM CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho atendeu a um planejamento desenvolvido em conformidade com o sistema híbrido de ensino, por uma professora atuante em uma Escola Técnica do sistema público, na modalidade presencial, no Distrito Federal – Brasil, no primeiro semestre de 2023. Como sujeitos: 18 jovens educandos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica, na turma vespertino/Concomitante, da disciplina Fundamentos da Linguagem Visual, com o conteúdo Elementos da composição visual - textura. Como objetivo: domínio do conteúdo, e o desenvolvimento de “olhar analítico” sobre os objetos, imagens, e veículos de publicidades em geral. Como metodologia: metodologia ativa - Ensino Híbrido Suplementar, no qual há o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em sala de aula tradicional, com complementação de conteúdo ofertado via Moodle, e com a produção imagética de trabalhos a mão livre e por meio de programas de computador no laboratório de informática. Como norteadores: Base Nacional Comum Curricular nos eixos: Formação técnica e profissional, e Uso das linguagens e suas tecnologias; Barbosa (2021), em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais. O desenvolvimento se deu: 1º - avaliação diagnostica da turma; 2º - apresentação dos planejamentos com abertura para a inclusão de temáticas trazidas pelos alunos; 3º - mediação e desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas dos conteúdos abordados; 4º - pesquisa têxtil in loco com desenvolvimento de atividade prática, e; 5º - utilização de ferramentas dos programas GIMP, Krita, Paint e Paint 3D para o desenvolvimento de atividade prática no laboratório de informática. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, assimilação dos conteúdos, colaboração com os colegas, produções artísticas, entrega das atividades, utilização das tecnologias. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, riqueza na criação de composições visuais, bom uso das máquinas, grande volume de registros em fotos.

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