SOBRE O LUGAR DA FAMÍLIA NA ESCOLA: INTERROGAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112045 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4519 "inscrito_id" => 13932 "titulo" => "SOBRE O LUGAR DA FAMÍLIA NA ESCOLA: INTERROGAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "Este trabalho abordará algumas reflexões sobre família e escola, ressaltando analises críticas sobre o processo de escolarização. O objetivo é refletir sobre o lugar da família na escola, no contexto do ensino público. A metodologia foi qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação e diários de campo. Os dados foram gravados e analisados, de acordo com a análise de conteúdo, a partir de três categorias: escola pública, visão que a família tem da escola, e escolarização. Os resultados apontaram para um distanciamento entre a escola e o modo de vida da família atendida, o que gera implicações na maneira como se compreende o lugar, ou o não-lugar da família para escola. Além disso, interfere no modo como classificamos o compromisso dessas famílias para com a vida escolar de seus filhos. A partir disso, torna-se fundamental o diálogo com as famílias, a compreensão de sua cultura e modo de vida e como elas concebem a escola no futuro das crianças. Outra dimensão importante é a diferença entre educação e escolarização, uma vez que educar deve estar dialeticamente articulado ao contexto social e cultural dos envolvidos e a escolarização nos remete a uma prática isolada e determina pela instituição escola que, muitas vezes, atua no controle dos corpos e discursos, mais do que na construção de uma práxis educativa libertadora. Por fim, para construirmos uma educação contemporânea é urgente repensar essa relação entre família e escola, de forma mais contextualizada e próxima ao contexto das crianças e adolescentes que estão nas escolas públicas do nosso Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4519_10102024160030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112045 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4519 "inscrito_id" => 13932 "titulo" => "SOBRE O LUGAR DA FAMÍLIA NA ESCOLA: INTERROGAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "Este trabalho abordará algumas reflexões sobre família e escola, ressaltando analises críticas sobre o processo de escolarização. O objetivo é refletir sobre o lugar da família na escola, no contexto do ensino público. A metodologia foi qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação e diários de campo. Os dados foram gravados e analisados, de acordo com a análise de conteúdo, a partir de três categorias: escola pública, visão que a família tem da escola, e escolarização. Os resultados apontaram para um distanciamento entre a escola e o modo de vida da família atendida, o que gera implicações na maneira como se compreende o lugar, ou o não-lugar da família para escola. Além disso, interfere no modo como classificamos o compromisso dessas famílias para com a vida escolar de seus filhos. A partir disso, torna-se fundamental o diálogo com as famílias, a compreensão de sua cultura e modo de vida e como elas concebem a escola no futuro das crianças. Outra dimensão importante é a diferença entre educação e escolarização, uma vez que educar deve estar dialeticamente articulado ao contexto social e cultural dos envolvidos e a escolarização nos remete a uma prática isolada e determina pela instituição escola que, muitas vezes, atua no controle dos corpos e discursos, mais do que na construção de uma práxis educativa libertadora. Por fim, para construirmos uma educação contemporânea é urgente repensar essa relação entre família e escola, de forma mais contextualizada e próxima ao contexto das crianças e adolescentes que estão nas escolas públicas do nosso Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4519_10102024160030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }