O presente trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática para o ensino de Estatística no Ensino Médio fazendo uso de diferentes metodologias combinadas. Seguindo os preceitos da pedagogia freiriana, onde o ensino-aprendizagem foca-se no contexto sociocultural do aluno e se apresenta como ferramenta de libertação do indivíduo. Utilizando a revisão de literatura a sequência didática foi organizada em três etapas, a primeira é de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, fornecendo meios para compreender, representar, analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como as medidas de tendência central e de dispersão, nesse momento serão utilizados matérias de jornais e revistas com foco na estatística como solução de problemas, além do uso de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo-se da metodologia da resolução de problemas. A segunda etapa é de natureza prática com a utilização do software livre LibreOffice e a catalogação de informações pessoais dos alunos, com foco na representação gráfica e nas medidas mencionadas anteriormente. A terceira etapa pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, fazendo uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos com a proposição do planejamento e execução de uma pesquisa amostral na escola com um tema pertinente ao universo cotidiano dos alunos e, além disso, a análise e apresentação dos resultados obtidos. Espera-se que as discussões apresentadas neste trabalho possam fornecer subsídios didático-metodológico aos professores de Estatística no Ensino Médio e que o uso desta sequência possa contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades essenciais nessa área.