COMPARAÇÃO DE ABORDAGENS DE ENSINO: AULA COM E SEM O LIVRO DIDÁTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111039 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 5956 "titulo" => "COMPARAÇÃO DE ABORDAGENS DE ENSINO: AULA COM E SEM O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A utilização do livro didático tem sido uma prática comum e importante nas salas de aula ao longo dos anos, desempenhando um papel crucial no processo educacional. Entretanto, é importante reconhecer que em algumas circunstâncias, os recursos podem ser escassos, levando os professores a desenvolverem suas aulas sem o livro. Dessa forma, objetivou-se com essa abordagem, descrever, qualitativamente, como os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Mendes do 9ºAno B, na disciplina de Ciências, se portaram durante a execução de aulas sem o uso e com o uso do livro didático. Para esse propósito, incialmente o professor adotou o método expositivo dialogado sem o auxílio do livro didático (método 1), com a explicação do conteúdo, a partir das discussões e interações entre os alunos. Adiante, uma outra aula foi conduzida com base no uso do livro didático (método 2), proporcionando aos alunos mais recursos disponíveis, informações e uma maior uniformidade com o professor. Com base nas observações realizadas durante a execução das aulas, foi possível visualizar como os alunos se comportaram e receberam as duas abordagens. Enquanto o método 1 foi apreciado pela dinâmica e flexibilidade nas condutas pedagógicas, o método 2 recebeu elogios pela organização e estruturação dos conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de adaptar as atividades sem o livro didático para que se tornem mais instrutivas e engajadoras, e a importância de garantir que o uso do livro didático não restrinja a criatividade e a participação dos alunos. Esses resultados oferecem algumas percepções para os educadores interessados em diversificar as práticas de ensino e aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos, sem e com o uso do livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5956_TB3048_27102024201813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEYVID FERNANDES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DEYVID" "autor_email" => "deyvidf260@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111039 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 5956 "titulo" => "COMPARAÇÃO DE ABORDAGENS DE ENSINO: AULA COM E SEM O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A utilização do livro didático tem sido uma prática comum e importante nas salas de aula ao longo dos anos, desempenhando um papel crucial no processo educacional. Entretanto, é importante reconhecer que em algumas circunstâncias, os recursos podem ser escassos, levando os professores a desenvolverem suas aulas sem o livro. Dessa forma, objetivou-se com essa abordagem, descrever, qualitativamente, como os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Mendes do 9ºAno B, na disciplina de Ciências, se portaram durante a execução de aulas sem o uso e com o uso do livro didático. Para esse propósito, incialmente o professor adotou o método expositivo dialogado sem o auxílio do livro didático (método 1), com a explicação do conteúdo, a partir das discussões e interações entre os alunos. Adiante, uma outra aula foi conduzida com base no uso do livro didático (método 2), proporcionando aos alunos mais recursos disponíveis, informações e uma maior uniformidade com o professor. Com base nas observações realizadas durante a execução das aulas, foi possível visualizar como os alunos se comportaram e receberam as duas abordagens. Enquanto o método 1 foi apreciado pela dinâmica e flexibilidade nas condutas pedagógicas, o método 2 recebeu elogios pela organização e estruturação dos conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de adaptar as atividades sem o livro didático para que se tornem mais instrutivas e engajadoras, e a importância de garantir que o uso do livro didático não restrinja a criatividade e a participação dos alunos. Esses resultados oferecem algumas percepções para os educadores interessados em diversificar as práticas de ensino e aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos, sem e com o uso do livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5956_TB3048_27102024201813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DEYVID FERNANDES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DEYVID" "autor_email" => "deyvidf260@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }