Popular no Nordeste do Brasil, a literatura de cordel é um gênero literário que já foi adaptado a outras obras artísticas como, música, teatro, cinema e televisão. Trata-se de uma classe literária nascida na França, mas que com o passar do tempo sofreu influência dos trovadores medievais da Península Ibérica, isso por volta dos séculos XII e XIII. Sua característica principal é sua construção em forma de versos. A presente pesquisa de caráter qualitativo e com objetivos exploratórios, buscando apresentar os desafios de uma professora auxiliar de uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na criação de cordéis, que sob sua orientação, foram confeccionados exclusivamente por seus alunos surdos. O principal objetivo foi compreender quais foram esses desafios encontrados pela professora e pelos alunos na confecção desses cordéis em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois observamos o quanto é notória a diferença na estrutura idiomática da Língua Portuguesa em relação a Libras e com isso o quão se difere os elementos básicos na estruturação de um cordel que são: o verso, a estrofe, a rima, o metro e a oração, quando comparamos uma língua à outra e ainda pela escassez de trabalhos desse tipo dentro da Libras. Os sujeitos da nossa pesquisa foram dois alunos surdos e uma professora da Educação de Jovens e Adultos.