A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-PANDEMIA E AS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS DURANTE O ENSINO REMOTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-PANDEMIA E AS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "Estudos realizados no período da pandemia da COVID-19, apontam que os professores enfrentaram grandes desafios durante o período de ensino remoto em relação ao processo de ensino e aprendizagem, gerando novas necessidades formativas e aprendizagens aos docentes, especialmente no âmbito das metodologias de ensino e tecnologias. A partir deste contexto, o presente texto apresenta pesquisa realizada com o objetivo de verificar o impacto das aprendizagens desenvolvidas durante o ensino remoto, pelos professores municipais da educação infantil de uma rede de ensino do sul do Paraná, em sua prática pedagógica no ensino presencial pós-pandemia. Para tanto, a pesquisa é bibliográfica, com base na literatura pertinente, com apoio em pesquisa de campo. O referencial teórico é fundamentado, principalmente, em Franco (2012; 2016); Junges, Maidel e Castilho (2022); Nóvoa (2022). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via google forms. Obteve-se um total de 66 questionários respondidos pelos professores municipais. O estudo faz parte da linha de pesquisa Gestão Educacional e Formação de Professores pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX). A análise parcial dos dados aponta que as aprendizagens docentes refletem em sua prática em sala de aula, modificando seu modo de pensar e organizar o processo de ensino e aprendizagem. Ainda, espera-se que os resultados do estudo contribuam no planejamento, elaboração e execução de ações para o delineamento de estratégias formativas para a rede municipal de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3962_TB113_11102024163137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELEN DOS SANTOS JUNGES" "autor_nome_curto" => "KELEN" "autor_email" => "prof.kjunges@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-PANDEMIA E AS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "Estudos realizados no período da pandemia da COVID-19, apontam que os professores enfrentaram grandes desafios durante o período de ensino remoto em relação ao processo de ensino e aprendizagem, gerando novas necessidades formativas e aprendizagens aos docentes, especialmente no âmbito das metodologias de ensino e tecnologias. A partir deste contexto, o presente texto apresenta pesquisa realizada com o objetivo de verificar o impacto das aprendizagens desenvolvidas durante o ensino remoto, pelos professores municipais da educação infantil de uma rede de ensino do sul do Paraná, em sua prática pedagógica no ensino presencial pós-pandemia. Para tanto, a pesquisa é bibliográfica, com base na literatura pertinente, com apoio em pesquisa de campo. O referencial teórico é fundamentado, principalmente, em Franco (2012; 2016); Junges, Maidel e Castilho (2022); Nóvoa (2022). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via google forms. Obteve-se um total de 66 questionários respondidos pelos professores municipais. O estudo faz parte da linha de pesquisa Gestão Educacional e Formação de Professores pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX). A análise parcial dos dados aponta que as aprendizagens docentes refletem em sua prática em sala de aula, modificando seu modo de pensar e organizar o processo de ensino e aprendizagem. Ainda, espera-se que os resultados do estudo contribuam no planejamento, elaboração e execução de ações para o delineamento de estratégias formativas para a rede municipal de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3962_TB113_11102024163137.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELEN DOS SANTOS JUNGES" "autor_nome_curto" => "KELEN" "autor_email" => "prof.kjunges@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }