O artigo aborda sobre a construção de uma pedagogia antirracista em uma escola pública de ensino fundamental no município de São Luís-MA, visando compreender como esta educação pode contribuir para a promoção desta cultura no ambiente educativo. Nosso ponto de partida foram as experiências que ocorreram durante a execução de um subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus Bacanga) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o título “Construindo uma Pedagogia Antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental” que ocorreu entre novembro/2022 até abril/2024. O projeto assentou-se sob a Lei 10.639/2003, lei federal que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas brasileiras, proposta que busca, dentre muitas frentes, combater expressões racistas e discriminatórias na escola. Durante o projeto, realizamos pesquisa qualitativa, com aprofundamentos teóricos acerca da pedagogia antirracista, bem como uma pesquisa quantitativa, já que o estudo possui resultados quantificáveis. De modo prático, desenvolvemos atividades sobre a diversidade étnico-racial do negro, com subtemas sobre identidade, pluralidade cultural, história e cultura africana. Coletamos e analisamos a visão dos sujeitos da escola, por meio dos seus relatos sobre a implementação da educação antirracista na escola e refletimos sobre isso, entendendo a necessidade da inclusão do tema “diversidade étnico-racial” no Projeto Político Pedagógico, a inclusão da literatura negro-brasileira no currículo e de estratégias para se trabalhar a diversidade racial, bem como verificou-se uma maior compreensão sobre identidade, valorização da cultura negra e o sentimento de pertencimento racial. Logo, constatamos que a pedagogia antirracista é um instrumento essencial no enfrentamento do racismo e na formação dos alunos que devem ser ensinados a dialogar sobre estas temáticas, a fim de compreender sobre o respeito e aceitação às diferenças, para construção de uma sociedade antirracista, tolerante e inclusiva.