CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110841 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2761 "inscrito_id" => 11323 "titulo" => "CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS." "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar a integração da cultura maker e de robótica ao pensamento computacional no espaço maker em uma escola pública. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso sobre a implantação de projeto em que são construídos elementos sustentáveis de um parque de diversão. Buscou-se promover o desenvolvimento sustentável e a criatividade no recorte escolar em questão. O objetivo é a integração da cultura maker e da robótica com o pensamento computacional no ambiente escolar com foco na implementação de um projeto que promove a construção de elementos sustentáveis de um parque de diversões, como o espalha brasa e a roda gigante, utilizando materiais reaproveitáveis. Esses materiais são derivados de objetos descartados, como aparelhos de DVD, controles de videogame, papelão, PET, mouses antigos, fios variados e outros. Através deste projeto, buscamos promover a sustentabilidade e a criatividade no contexto educacional. Iniciado no ano de 2024, foi implementado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da EEIF Domingas Gomes de Aguiar, localizada na cidade de Tauá-CE. Os estudantes construíram objetos utilizando um espaço maker equipado com ferramentas eletrônicas, robóticas, máquinas como cortadora a laser, impressora 3D e plotter de corte, além de móveis adaptados para tais atividades. Este espaço está presente em todas as escolas da rede municipal de Tauá-CE em parceria com a Empresa Amado Maker. O desenvolvimento dessa ação pedagógica proporcionou aos estudantes uma vivência prática “mão na massa” como agentes ativos na formação de novos conceitos e habilidades enfatizando a sustentabilidade e permitindo que os estudantes apliquem esses princípios em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11323_TB2761_08042024162152.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosvieirataua@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110841 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2761 "inscrito_id" => 11323 "titulo" => "CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS." "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar a integração da cultura maker e de robótica ao pensamento computacional no espaço maker em uma escola pública. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso sobre a implantação de projeto em que são construídos elementos sustentáveis de um parque de diversão. Buscou-se promover o desenvolvimento sustentável e a criatividade no recorte escolar em questão. O objetivo é a integração da cultura maker e da robótica com o pensamento computacional no ambiente escolar com foco na implementação de um projeto que promove a construção de elementos sustentáveis de um parque de diversões, como o espalha brasa e a roda gigante, utilizando materiais reaproveitáveis. Esses materiais são derivados de objetos descartados, como aparelhos de DVD, controles de videogame, papelão, PET, mouses antigos, fios variados e outros. Através deste projeto, buscamos promover a sustentabilidade e a criatividade no contexto educacional. Iniciado no ano de 2024, foi implementado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da EEIF Domingas Gomes de Aguiar, localizada na cidade de Tauá-CE. Os estudantes construíram objetos utilizando um espaço maker equipado com ferramentas eletrônicas, robóticas, máquinas como cortadora a laser, impressora 3D e plotter de corte, além de móveis adaptados para tais atividades. Este espaço está presente em todas as escolas da rede municipal de Tauá-CE em parceria com a Empresa Amado Maker. O desenvolvimento dessa ação pedagógica proporcionou aos estudantes uma vivência prática “mão na massa” como agentes ativos na formação de novos conceitos e habilidades enfatizando a sustentabilidade e permitindo que os estudantes apliquem esses princípios em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11323_TB2761_08042024162152.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosvieirataua@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }