Este trabalho aborda um estudo de caso no ensino de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental, realizado em uma turma de 6º ano em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza - Ceará. O objetivo principal foi analisar a eficácia do processo de ensino, utilizando a aprendizagem significativa como suporte metodológico. Neste sentido, buscamos compreender como os alunos constroem significados em relação aos conceitos estatísticos apresentados no decorrer de quatro sessões didáticas. A aprendizagem de Estatística é essencial por diversas razões. A Estatística oferece ferramentas fundamentais para a compreensão e interpretação de dados, habilidades cada vez mais necessárias em um mundo orientado por informações. Ao desenvolver competências estatísticas desde cedo, os estudantes se tornam capazes de analisar criticamente informações, tomar decisões aprimoradas e lidar com a crescente quantidade de dados presente em diversas áreas da sociedade. O estudo de caso, com abordagem do tipo qualitativa, foi conduzido utilizando atividades práticas, uma avaliação escrita e observação participante como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que a grande maioria dos estudantes obteve êxito nas atividades propostas e na avaliação, sugerindo uma assimilação positiva dos conceitos estatísticos. Isso reforça a relevância da abordagem significativa no ensino de conteúdos estatísticos. Para além de relatar uma experiência de ensino bem-sucedida, o trabalho busca contribuir também para uma reflexão mais ampla sobre práticas pedagógicas no ensino de Estatística nesse nível educacional.