Entender que o conselho escolar promove a colaboração na tomada de decisões que podem impactar diretamente no cotidiano escolar é de fundamental importância para uma gestão democrática e participativa. Desta forma, o trabalho aborda os desafios e estratégias do conselho escolar para uma gestão democrática e participativa no Centro Integrado Municipal de Ensino/CIME Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, Manaus-AM. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como estudo de caso e objetiva analisar os desafios e as estratégias do conselho escolar para a efetivação de uma gestão democrática e participativa. Quanto à fundamentação teórica, destacam-se autores como Libâneo (2001, 2007, 2008), Paro (2004), Luck (2009) e Cury (2007) que discutem a participação democrática dos sujeitos educativos nos processos decisórios da escola. Para coleta de dados, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental e entrevista compreensiva aplicada a um grupo de profissionais do CIME. Quanto ao tratamento dos dados, aplicou-se a técnica de análise de entrevista compreensiva e do discurso, com descrição e interpretação das informações com vista ao entendimento do contexto e das dinâmicas educacionais envolvidas. Conforme resultados preliminares, verificou-se os desafios e caminhos que a escola enfrenta em promover a participação da comunidade escolar, a cidadania e a responsabilidade dos sujeitos educativos na gestão democrática implementada neste CIME