CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MANAUS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114640 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8239 "inscrito_id" => 19338 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MANAUS" "resumo" => "Entender que o conselho escolar promove a colaboração na tomada de decisões que podem impactar diretamente no cotidiano escolar é de fundamental importância para uma gestão democrática e participativa. Desta forma, o trabalho aborda os desafios e estratégias do conselho escolar para uma gestão democrática e participativa no Centro Integrado Municipal de Ensino/CIME Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, Manaus-AM. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como estudo de caso e objetiva analisar os desafios e as estratégias do conselho escolar para a efetivação de uma gestão democrática e participativa. Quanto à fundamentação teórica, destacam-se autores como Libâneo (2001, 2007, 2008), Paro (2004), Luck (2009) e Cury (2007) que discutem a participação democrática dos sujeitos educativos nos processos decisórios da escola. Para coleta de dados, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental e entrevista compreensiva aplicada a um grupo de profissionais do CIME. Quanto ao tratamento dos dados, aplicou-se a técnica de análise de entrevista compreensiva e do discurso, com descrição e interpretação das informações com vista ao entendimento do contexto e das dinâmicas educacionais envolvidas. Conforme resultados preliminares, verificou-se os desafios e caminhos que a escola enfrenta em promover a participação da comunidade escolar, a cidadania e a responsabilidade dos sujeitos educativos na gestão democrática implementada neste CIME" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19338_TB8239_21102024192013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRIDA SOUZA FROTA" "autor_nome_curto" => "FRIDA" "autor_email" => "frotafrida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114640 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8239 "inscrito_id" => 19338 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MANAUS" "resumo" => "Entender que o conselho escolar promove a colaboração na tomada de decisões que podem impactar diretamente no cotidiano escolar é de fundamental importância para uma gestão democrática e participativa. Desta forma, o trabalho aborda os desafios e estratégias do conselho escolar para uma gestão democrática e participativa no Centro Integrado Municipal de Ensino/CIME Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, Manaus-AM. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como estudo de caso e objetiva analisar os desafios e as estratégias do conselho escolar para a efetivação de uma gestão democrática e participativa. Quanto à fundamentação teórica, destacam-se autores como Libâneo (2001, 2007, 2008), Paro (2004), Luck (2009) e Cury (2007) que discutem a participação democrática dos sujeitos educativos nos processos decisórios da escola. Para coleta de dados, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental e entrevista compreensiva aplicada a um grupo de profissionais do CIME. Quanto ao tratamento dos dados, aplicou-se a técnica de análise de entrevista compreensiva e do discurso, com descrição e interpretação das informações com vista ao entendimento do contexto e das dinâmicas educacionais envolvidas. Conforme resultados preliminares, verificou-se os desafios e caminhos que a escola enfrenta em promover a participação da comunidade escolar, a cidadania e a responsabilidade dos sujeitos educativos na gestão democrática implementada neste CIME" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19338_TB8239_21102024192013.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRIDA SOUZA FROTA" "autor_nome_curto" => "FRIDA" "autor_email" => "frotafrida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }