O QUE DIZEM AS VOZES DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFMA CAMPUS CODÓ?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111588 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3833 "inscrito_id" => 8996 "titulo" => "O QUE DIZEM AS VOZES DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFMA CAMPUS CODÓ?" "resumo" => "A partir das experiências realizadas com alunos do terceiro anos do Ensino Médio-Técnico Integral e também do PROEJA do IFMA Campus Codó, em cujas trilhas foi adotado o recurso das leituras literárias e produções escritas em sequências didáticas, este estudo apresenta e avalia como os resultados dessa metodologia e proposta imbricada nas atividades foram profícuos, uma vez que apresentaram resultados carregados de significação, tanto relacionadas à formação cidadã desses discentes, quanto à formação na leitura e escrita propriamente ditas. No transcorrer das vivências, assistiu-se ao despertar do gosto e curiosidade pelas tramas literárias e suas elaborações, ricas em elementos de construções planejadas artesanalmente e nteligentemente urdidas nas linhas e entrelinhas dos eventos das narrativas, elaborados de forma explícita e/ou implícita nas narrativas em contos, crônicas ou poesia. Nesse processo, incentivou-se o exercício intelectual dos leitores, que recepcionam a esses textos, a partir das suas perspectivas e bagagens formais e informais. Os mergulhos em leituras individuais e dialogadas deram margem a repercussões criativas, inspiradas nos modelos e processos vislumbrados e perscrutados, causando reações de humor, susto, incredulidade, revolta, simpatia, dentre outras. Como base teórica de sustentação foram adotadas as ideias da “Estética da recepção e do efeito”, de Hans Robert Jauss, e também dos conceitos sobre “Letramento literário” e “Letramento social” a partir dos estudos de Rildo Cosson e de Luiz Antônio Marcuschi..Ao final, como demonstração dos referidos resultados, serão apresentadas e comentadas as produções geradas por esses novos leitores investigadores-atentos e iniciantes no fazer de uma escrita consciente, universalizada pelas leituras e particularizadas pelas experiências e vivências dos autores em processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8996_TB3833_15042024182951.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILÁSIA CHAVES DE ARÊA LEÃO REINALDO" "autor_nome_curto" => "LILÁSIA LEÃO" "autor_email" => "lilasia.reinaldo@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111588 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3833 "inscrito_id" => 8996 "titulo" => "O QUE DIZEM AS VOZES DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO IFMA CAMPUS CODÓ?" "resumo" => "A partir das experiências realizadas com alunos do terceiro anos do Ensino Médio-Técnico Integral e também do PROEJA do IFMA Campus Codó, em cujas trilhas foi adotado o recurso das leituras literárias e produções escritas em sequências didáticas, este estudo apresenta e avalia como os resultados dessa metodologia e proposta imbricada nas atividades foram profícuos, uma vez que apresentaram resultados carregados de significação, tanto relacionadas à formação cidadã desses discentes, quanto à formação na leitura e escrita propriamente ditas. No transcorrer das vivências, assistiu-se ao despertar do gosto e curiosidade pelas tramas literárias e suas elaborações, ricas em elementos de construções planejadas artesanalmente e nteligentemente urdidas nas linhas e entrelinhas dos eventos das narrativas, elaborados de forma explícita e/ou implícita nas narrativas em contos, crônicas ou poesia. Nesse processo, incentivou-se o exercício intelectual dos leitores, que recepcionam a esses textos, a partir das suas perspectivas e bagagens formais e informais. Os mergulhos em leituras individuais e dialogadas deram margem a repercussões criativas, inspiradas nos modelos e processos vislumbrados e perscrutados, causando reações de humor, susto, incredulidade, revolta, simpatia, dentre outras. Como base teórica de sustentação foram adotadas as ideias da “Estética da recepção e do efeito”, de Hans Robert Jauss, e também dos conceitos sobre “Letramento literário” e “Letramento social” a partir dos estudos de Rildo Cosson e de Luiz Antônio Marcuschi..Ao final, como demonstração dos referidos resultados, serão apresentadas e comentadas as produções geradas por esses novos leitores investigadores-atentos e iniciantes no fazer de uma escrita consciente, universalizada pelas leituras e particularizadas pelas experiências e vivências dos autores em processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8996_TB3833_15042024182951.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILÁSIA CHAVES DE ARÊA LEÃO REINALDO" "autor_nome_curto" => "LILÁSIA LEÃO" "autor_email" => "lilasia.reinaldo@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }