O trabalho "Brincando e naturalizando: um ateliê de experiências com a natureza" ressalta a importância das atividades lúdicas que envolvem o contato das crianças com a natureza na primeira infância. Desenvolvido em um centro de educação infantil em Fortaleza, com crianças e três anos, o projeto é embasado na compreensão das demandas expressas pelas crianças em relação ao brincar no ambiente natural da escola. A metodologia qualitativa foi adotada, pois mais que resultados valorizamos o processos durante o percursso, enfatizando a observação e o registro das interações das crianças com o ambiente. Diversas atividades foram planejadas, como caça ao tesouro natural, quadros da natureza, construção de abrigos, pulseiras da natureza, pintura com tintas naturais, cultivo de plantas e brincadeiras ao ar livre. Os resultados evidenciam os benefícios dessas experiências, como o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, além de promoverem a conscientização ambiental e a valorização da natureza. As crianças desenvolveram consciência de cuidado e preservação da natureza, realizando ações simples como regar flores, sentindo-se asim responsáveis pelo meio ambiente. Observou-se também o estímulo à criatividade e à imaginação das crianças ao transformarem elementos naturais em arte e brinquedos. Essas vivências contribuem para um crescimento integral, fortalecendo as relações interpessoais e o senso de responsabilidade ambiental desde a infância. Conclui-se que as atividades lúdicas que envolvem o brincar com a natureza são fundamentais para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, sugerindo sua incorporação significativa ao currículo escolar. Destaca-se a contribuição das atividades para o desemparedamento infantil, expandindo as experiências além da sala de aula.