A Conservação da Biodiversidade é um tema importante no ensino de ciências e exige abordagens que promovam a compreensão e o engajamento dos alunos. Este trabalho é um recorte da aula de ciências sobre conservação da biodiversidade, que tem por objetivo abordar o uso do Kahoot?, plataforma de aprendizagem gamificada, como ferramenta para verificar o aprendizado dos conceitos relacionados à Biodiversidade. A metodologia consistiu na elaboração do quiz interativo no Kahoot?, o qual foi aplicado após o estudo do conteúdo em turmas de nono ano do ensino fundamental II, de uma escola da zona sul da cidade de Macapá - AP. A coleta de dados ocorreu por meio de observações e de um questionário para coletar insights referentes a ferramenta. Os resultados revelam um aumento significativo no envolvimento dos alunos e na retenção de informações, evidenciada pela participação ativa e pelo desempenho no quiz. Vale ressaltar que 98,4% dos alunos gostam de utilizar Kahoot? e 84,6% consideram importante a realização dessa atividade. Essa experiência demonstra que o Kahoot? não apenas torna o processo de avaliação mais dinâmico e atrativo, contudo reforça o aprendizado de forma satisfatória e sugere-se que a ferramenta pode ser aplicada em outros componentes curriculares.