No ensino de Química atual os docentes enfrentam o desafio de se adaptar a novas metodologias, visando a busca de desenvolver novas habilidades e atrair a atenção dos discentes para obter êxito no processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando trata-se de conteúdos que envolvem cálculos, códigos que estruturam seu pensamento, como é o caso da Estequiometria. Deste modo, é importante a elaboração de metodologias que atraiam a atenção dos estudantes gerando maior aprofundamento no conteúdo e resolvendo ou minimizando problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem. Entendendo esta problemática, o presente trabalho procurou desenvolver uma metodologia baseada na criação de histórias, ferramenta que possibilita desenvolver a criticidade e a percepção sobre as informações que o conteúdo aborda. Desenvolvido com estudantes da disciplina de Química II do curso integrado em informática do IFRN - Campus Macau, o trabalho objetivou a interação entre arte e Química, relacionando o conteúdo de Estequiometria. Para eficácia das metodologias, o trabalho foi dividido em três etapas: ministrar o conteúdo, exposição do trabalho e explicação sobre a metodologia, realizando a divisão das equipes para criação das histórias e gravação dos vídeos, por fim, a apresentação dos trabalhos. Vale ressaltar que teve-se o intuito de estimular o trabalho com tema, destacando cientistas importantes para história da Química. Diante da metodologia aplicada, pode-se perceber maior compreensão sobre o conteúdo, no qual a análise baseou-se a partir da escrita dos roteiros, nos vídeos apresentados, e nos relatos dos discentes que discorreram sobre o entendimento da importância do estudo, relacionando-o com temáticas da sociedade, visando fatos reais e também históricos para a Química. Nesta perspectiva, conclui-se que a metodologia foi eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, pois, além de proporcionar um momento lúdico, os estudantes puderam compreender o conteúdo de forma leve e mais clara, sanando ou minimizando dúvidas encontradas durante as aulas ministradas.