QUÍMICA EM CONTEXTO DIDÁTICO: ANÁLISE DE ELABORAÇÃO E PERCEPÇÃO ATRAVÉS DE CRIAÇÃO DE VÍDEOS NO CONTEÚDO DE ESTEQUIOMETRIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114457 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7961 "inscrito_id" => 19674 "titulo" => "QUÍMICA EM CONTEXTO DIDÁTICO: ANÁLISE DE ELABORAÇÃO E PERCEPÇÃO ATRAVÉS DE CRIAÇÃO DE VÍDEOS NO CONTEÚDO DE ESTEQUIOMETRIA." "resumo" => "No ensino de Química atual os docentes enfrentam o desafio de se adaptar a novas metodologias, visando a busca de desenvolver novas habilidades e atrair a atenção dos discentes para obter êxito no processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando trata-se de conteúdos que envolvem cálculos, códigos que estruturam seu pensamento, como é o caso da Estequiometria. Deste modo, é importante a elaboração de metodologias que atraiam a atenção dos estudantes gerando maior aprofundamento no conteúdo e resolvendo ou minimizando problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem. Entendendo esta problemática, o presente trabalho procurou desenvolver uma metodologia baseada na criação de histórias, ferramenta que possibilita desenvolver a criticidade e a percepção sobre as informações que o conteúdo aborda. Desenvolvido com estudantes da disciplina de Química II do curso integrado em informática do IFRN - Campus Macau, o trabalho objetivou a interação entre arte e Química, relacionando o conteúdo de Estequiometria. Para eficácia das metodologias, o trabalho foi dividido em três etapas: ministrar o conteúdo, exposição do trabalho e explicação sobre a metodologia, realizando a divisão das equipes para criação das histórias e gravação dos vídeos, por fim, a apresentação dos trabalhos. Vale ressaltar que teve-se o intuito de estimular o trabalho com tema, destacando cientistas importantes para história da Química. Diante da metodologia aplicada, pode-se perceber maior compreensão sobre o conteúdo, no qual a análise baseou-se a partir da escrita dos roteiros, nos vídeos apresentados, e nos relatos dos discentes que discorreram sobre o entendimento da importância do estudo, relacionando-o com temáticas da sociedade, visando fatos reais e também históricos para a Química. Nesta perspectiva, conclui-se que a metodologia foi eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, pois, além de proporcionar um momento lúdico, os estudantes puderam compreender o conteúdo de forma leve e mais clara, sanando ou minimizando dúvidas encontradas durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19674_TB7961_24102024200516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthursilvafreitas99@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114457 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7961 "inscrito_id" => 19674 "titulo" => "QUÍMICA EM CONTEXTO DIDÁTICO: ANÁLISE DE ELABORAÇÃO E PERCEPÇÃO ATRAVÉS DE CRIAÇÃO DE VÍDEOS NO CONTEÚDO DE ESTEQUIOMETRIA." "resumo" => "No ensino de Química atual os docentes enfrentam o desafio de se adaptar a novas metodologias, visando a busca de desenvolver novas habilidades e atrair a atenção dos discentes para obter êxito no processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando trata-se de conteúdos que envolvem cálculos, códigos que estruturam seu pensamento, como é o caso da Estequiometria. Deste modo, é importante a elaboração de metodologias que atraiam a atenção dos estudantes gerando maior aprofundamento no conteúdo e resolvendo ou minimizando problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem. Entendendo esta problemática, o presente trabalho procurou desenvolver uma metodologia baseada na criação de histórias, ferramenta que possibilita desenvolver a criticidade e a percepção sobre as informações que o conteúdo aborda. Desenvolvido com estudantes da disciplina de Química II do curso integrado em informática do IFRN - Campus Macau, o trabalho objetivou a interação entre arte e Química, relacionando o conteúdo de Estequiometria. Para eficácia das metodologias, o trabalho foi dividido em três etapas: ministrar o conteúdo, exposição do trabalho e explicação sobre a metodologia, realizando a divisão das equipes para criação das histórias e gravação dos vídeos, por fim, a apresentação dos trabalhos. Vale ressaltar que teve-se o intuito de estimular o trabalho com tema, destacando cientistas importantes para história da Química. Diante da metodologia aplicada, pode-se perceber maior compreensão sobre o conteúdo, no qual a análise baseou-se a partir da escrita dos roteiros, nos vídeos apresentados, e nos relatos dos discentes que discorreram sobre o entendimento da importância do estudo, relacionando-o com temáticas da sociedade, visando fatos reais e também históricos para a Química. Nesta perspectiva, conclui-se que a metodologia foi eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, pois, além de proporcionar um momento lúdico, os estudantes puderam compreender o conteúdo de forma leve e mais clara, sanando ou minimizando dúvidas encontradas durante as aulas ministradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19674_TB7961_24102024200516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "arthursilvafreitas99@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }