LETRAMENTO LITERÁRIO NO COMBATE AO RACISMO NAS AULAS DE PORTUGUÊS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114608 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8199 "inscrito_id" => 19875 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO COMBATE AO RACISMO NAS AULAS DE PORTUGUÊS" "resumo" => "O presente projeto articula uma mediação de obra literária numa turma de segunda série do ensino médio, usando como gênero de abordagem o conto "O Pecado" de Lima Barreto, e como gênero de diálogo, a música "Eminencia Parda", de Emicida a fim de debater sobre o racismo e sua prevalência no Brasil. Além disso, corrobora com o letramento literário na perspectiva do trabalho com um conto que apresenta o racismo numa instância social, trazendo a reflexão por meio do debate. Com a música que dialoga com o conto de 1924 é possível refletir como se reverbera o preconceito racial até os dias de hoje. Portanto, o intuito é de estimular reflexões acerca do tema , esse tantas vezes negligenciado em sala de aula. Sendo assim, a fim de possibilitar a medição com vista no letramento literário foi usado como suporte didático, o método de Rildo Cosson. O autor utiliza etapas de letramento literário na denominada sequência básica, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação. Nos livros didáticos de ensino médio é central apenas o trabalho com apectos históricos das escolas literárias. Ao contrário disso, propõe-se neste trabalho a mediação literária contextualizada com a prática social, ofertando ao estudante oportunidade de leitura significativa, sem deixar de lado a apreciação literária e o letramento social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID19875_TB8199_07082024195308.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORMANDA PATRÍCIA RAFAEL DE SÁ ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "NORMANDA" "autor_email" => "normandapatricia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114608 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8199 "inscrito_id" => 19875 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NO COMBATE AO RACISMO NAS AULAS DE PORTUGUÊS" "resumo" => "O presente projeto articula uma mediação de obra literária numa turma de segunda série do ensino médio, usando como gênero de abordagem o conto "O Pecado" de Lima Barreto, e como gênero de diálogo, a música "Eminencia Parda", de Emicida a fim de debater sobre o racismo e sua prevalência no Brasil. Além disso, corrobora com o letramento literário na perspectiva do trabalho com um conto que apresenta o racismo numa instância social, trazendo a reflexão por meio do debate. Com a música que dialoga com o conto de 1924 é possível refletir como se reverbera o preconceito racial até os dias de hoje. Portanto, o intuito é de estimular reflexões acerca do tema , esse tantas vezes negligenciado em sala de aula. Sendo assim, a fim de possibilitar a medição com vista no letramento literário foi usado como suporte didático, o método de Rildo Cosson. O autor utiliza etapas de letramento literário na denominada sequência básica, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação. Nos livros didáticos de ensino médio é central apenas o trabalho com apectos históricos das escolas literárias. Ao contrário disso, propõe-se neste trabalho a mediação literária contextualizada com a prática social, ofertando ao estudante oportunidade de leitura significativa, sem deixar de lado a apreciação literária e o letramento social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID19875_TB8199_07082024195308.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORMANDA PATRÍCIA RAFAEL DE SÁ ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "NORMANDA" "autor_email" => "normandapatricia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }