O presente projeto articula uma mediação de obra literária numa turma de segunda série do ensino médio, usando como gênero de abordagem o conto "O Pecado" de Lima Barreto, e como gênero de diálogo, a música "Eminencia Parda", de Emicida a fim de debater sobre o racismo e sua prevalência no Brasil. Além disso, corrobora com o letramento literário na perspectiva do trabalho com um conto que apresenta o racismo numa instância social, trazendo a reflexão por meio do debate. Com a música que dialoga com o conto de 1924 é possível refletir como se reverbera o preconceito racial até os dias de hoje. Portanto, o intuito é de estimular reflexões acerca do tema , esse tantas vezes negligenciado em sala de aula. Sendo assim, a fim de possibilitar a medição com vista no letramento literário foi usado como suporte didático, o método de Rildo Cosson. O autor utiliza etapas de letramento literário na denominada sequência básica, quais sejam: motivação, introdução, leitura e interpretação. Nos livros didáticos de ensino médio é central apenas o trabalho com apectos históricos das escolas literárias. Ao contrário disso, propõe-se neste trabalho a mediação literária contextualizada com a prática social, ofertando ao estudante oportunidade de leitura significativa, sem deixar de lado a apreciação literária e o letramento social.