Em um contexto educacional em que a formação integral do aluno está cada vez mais valorizada, é fundamental proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e o protagonismo juvenil. Ademais, a adolescência é um período para a reflexão sobre o futuro e a definição de metas pessoais, tornando o planejamento de vida uma ferramenta essencial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os princípios do Novo Ensino Médio, os quais enfatizam a formação integral do aluno e a contextualização do currículo às realidades e demandas locais. O presente projeto teve como objetivo central estimular o protagonismo juvenil, o autoconhecimento e o planejamento de vida entre os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, em Manaus. Por meio de atividades práticas e artísticas, os alunos foram incentivados a explorar sua identidade, objetivos e sonhos para o futuro. O intuito foi que os alunos desenvolvessem uma maior consciência de si mesmos, fortalecessem suas habilidades de planejamento e expressão, e pudessem se sentir preparados para tomar decisões conscientes em relação ao seu futuro. Assim também, a exposição promoveu uma maior valorização da arte e da criatividade como ferramentas de expressão e transformação social.