RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111519 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3736 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO." "resumo" => "O presente artigo visa, diante do atual cenário pós-pandêmico e amplamente digital, observar as diversas consequências trazidas pelo acesso desenfreado à internet e pela extrema exposição às telas para educação. Hodiernamente, nota-se que tais fatores impactam diretamente a ligação entre os adolescentes e o hábito de ler. Desse modo, o trabalho busca investigar os desafios que a tecnologia e a pandemia viabilizaram, através das interferências causadas na proximidade do aluno com a leitura. Além disso, pretende verificar como os docentes podem inverter este panorama, transformando o uso das tecnologias em uma ferramenta para promover este vínculo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica e experimental, com base na vivência de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio no CETI Miguel Lidiano, atividade essa desenvolvida durante a participação no PIBID, coordenado pelo PIBID/Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos. A fundamentação teórica foi respaldada em autores como Silva (2004), Valente (1999), Lajolo (2011), e outros. Por fim, diante do estudo, foi possível concluir, a partir dos resultados, que ainda existem muitos obstáculos no processo de formação de jovens leitores, além disso, notou-se que o incentivo à leitura tem se tornado ainda mais desafiador devido ao contexto moderno e pós-pandêmico no qual esses adolescentes estão inseridos, pois é perceptível que os discentes são influenciados e tomados pelo bombardeio de informações rápidas disponibilizadas pelo meio digital, gerando dificuldade para manter o foco para ler, e até mesmo desinteresse pela literatura, já que esta parece fora do contexto pessoal do discente. Entretanto, foi visto que, ao ser utilizada de maneira adequada, os aparatos tecnológicos podem deixar o papel de empecilho para a leitura, atuando de forma a motivar de modo lúdico o entusiasmo pelo mundo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3788_TB3736_27102024235855.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHE HELLEM SCARLLET MEDEIROS DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "RUTHE" "autor_email" => "ruthe.amorim@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111519 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3736 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO." "resumo" => "O presente artigo visa, diante do atual cenário pós-pandêmico e amplamente digital, observar as diversas consequências trazidas pelo acesso desenfreado à internet e pela extrema exposição às telas para educação. Hodiernamente, nota-se que tais fatores impactam diretamente a ligação entre os adolescentes e o hábito de ler. Desse modo, o trabalho busca investigar os desafios que a tecnologia e a pandemia viabilizaram, através das interferências causadas na proximidade do aluno com a leitura. Além disso, pretende verificar como os docentes podem inverter este panorama, transformando o uso das tecnologias em uma ferramenta para promover este vínculo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica e experimental, com base na vivência de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio no CETI Miguel Lidiano, atividade essa desenvolvida durante a participação no PIBID, coordenado pelo PIBID/Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos. A fundamentação teórica foi respaldada em autores como Silva (2004), Valente (1999), Lajolo (2011), e outros. Por fim, diante do estudo, foi possível concluir, a partir dos resultados, que ainda existem muitos obstáculos no processo de formação de jovens leitores, além disso, notou-se que o incentivo à leitura tem se tornado ainda mais desafiador devido ao contexto moderno e pós-pandêmico no qual esses adolescentes estão inseridos, pois é perceptível que os discentes são influenciados e tomados pelo bombardeio de informações rápidas disponibilizadas pelo meio digital, gerando dificuldade para manter o foco para ler, e até mesmo desinteresse pela literatura, já que esta parece fora do contexto pessoal do discente. Entretanto, foi visto que, ao ser utilizada de maneira adequada, os aparatos tecnológicos podem deixar o papel de empecilho para a leitura, atuando de forma a motivar de modo lúdico o entusiasmo pelo mundo literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3788_TB3736_27102024235855.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHE HELLEM SCARLLET MEDEIROS DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "RUTHE" "autor_email" => "ruthe.amorim@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }