Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS SCOPUS (2004-2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113467
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6558
    "inscrito_id" => 15567
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS SCOPUS (2004-2024)"
    "resumo" => "Educação em saúde é um processo contínuo que visa capacitar indivíduos e comunidades para melhorar e manter sua saúde por meio de conhecimento, habilidades e atitudes, e compreende a disseminação de informações sobre prevenção de doenças, promoção de estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. Analisar a produção científica sobre esse tema permite mapear e compreender a evolução da pesquisa na área, identificando tendências, lacunas e áreas emergentes de interesse. Este estudo objetivou conduzir uma análise bibliométrica da produção científica internacional sobre educação em saíde. Foi realizada uma busca abrangente na base de dados SCOPUS em 2024, utilizando o termo de pesquisa "health AND education" nos títulos de documentos publicados nos últimos 20 anos (2004-2024). Os resultados indicaram um crescimento exponencial na produção científica até 2023. Os Estados Unidos lideraram em número de publicações (6.106), seguidos pelo Reino Unido (1.838). A Universidade de Toronto, no Canadá, teve o maior número de afiliações de autores (289). Brenda Mary Happell destacou-se como a autora mais prolífica, com 35 publicações. O principal tipo de documento publicado foram artigos (71,4%), com a maioria das pesquisas situando-se na área de medicina (38,7%), seguida pelas Ciências Sociais (22,9%). Este estudo sublinha a relevância contínua da educação em saúde para capacitar indivíduos e comunidades, promovendo a prevenção de doenças, estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. A compreensão das tendências e lacunas na produção científica pode orientar futuras pesquisas e práticas, contribuindo para o avanço e a eficácia das intervenções em saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15567_TB6558_27102024191301.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GILSON BORGES"
    "autor_email" => "gilsonborgesdesouza123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113467
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6558
    "inscrito_id" => 15567
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE DE DADOS SCOPUS (2004-2024)"
    "resumo" => "Educação em saúde é um processo contínuo que visa capacitar indivíduos e comunidades para melhorar e manter sua saúde por meio de conhecimento, habilidades e atitudes, e compreende a disseminação de informações sobre prevenção de doenças, promoção de estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. Analisar a produção científica sobre esse tema permite mapear e compreender a evolução da pesquisa na área, identificando tendências, lacunas e áreas emergentes de interesse. Este estudo objetivou conduzir uma análise bibliométrica da produção científica internacional sobre educação em saíde. Foi realizada uma busca abrangente na base de dados SCOPUS em 2024, utilizando o termo de pesquisa "health AND education" nos títulos de documentos publicados nos últimos 20 anos (2004-2024). Os resultados indicaram um crescimento exponencial na produção científica até 2023. Os Estados Unidos lideraram em número de publicações (6.106), seguidos pelo Reino Unido (1.838). A Universidade de Toronto, no Canadá, teve o maior número de afiliações de autores (289). Brenda Mary Happell destacou-se como a autora mais prolífica, com 35 publicações. O principal tipo de documento publicado foram artigos (71,4%), com a maioria das pesquisas situando-se na área de medicina (38,7%), seguida pelas Ciências Sociais (22,9%). Este estudo sublinha a relevância contínua da educação em saúde para capacitar indivíduos e comunidades, promovendo a prevenção de doenças, estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. A compreensão das tendências e lacunas na produção científica pode orientar futuras pesquisas e práticas, contribuindo para o avanço e a eficácia das intervenções em saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15567_TB6558_27102024191301.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GILSON BORGES"
    "autor_email" => "gilsonborgesdesouza123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Educação em saúde é um processo contínuo que visa capacitar indivíduos e comunidades para melhorar e manter sua saúde por meio de conhecimento, habilidades e atitudes, e compreende a disseminação de informações sobre prevenção de doenças, promoção de estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. Analisar a produção científica sobre esse tema permite mapear e compreender a evolução da pesquisa na área, identificando tendências, lacunas e áreas emergentes de interesse. Este estudo objetivou conduzir uma análise bibliométrica da produção científica internacional sobre educação em saíde. Foi realizada uma busca abrangente na base de dados SCOPUS em 2024, utilizando o termo de pesquisa "health AND education" nos títulos de documentos publicados nos últimos 20 anos (2004-2024). Os resultados indicaram um crescimento exponencial na produção científica até 2023. Os Estados Unidos lideraram em número de publicações (6.106), seguidos pelo Reino Unido (1.838). A Universidade de Toronto, no Canadá, teve o maior número de afiliações de autores (289). Brenda Mary Happell destacou-se como a autora mais prolífica, com 35 publicações. O principal tipo de documento publicado foram artigos (71,4%), com a maioria das pesquisas situando-se na área de medicina (38,7%), seguida pelas Ciências Sociais (22,9%). Este estudo sublinha a relevância contínua da educação em saúde para capacitar indivíduos e comunidades, promovendo a prevenção de doenças, estilos de vida saudáveis e acesso a serviços de saúde. A compreensão das tendências e lacunas na produção científica pode orientar futuras pesquisas e práticas, contribuindo para o avanço e a eficácia das intervenções em saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.