A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109553 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 7129 "titulo" => "A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS" "resumo" => "O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7129_TB956_29022024173458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinassoff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109553 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 7129 "titulo" => "A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS" "resumo" => "O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7129_TB956_29022024173458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinassoff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }