Este estudo, embasado em autores como Quadros (2004), Gesser (2012), Proença, Andrade e Andrade (2016), Felipe (2018), Quadros (2019), Antonio e Kelman (2019), Campello (2023), e Kendrick e Cruz (2020), visa analisar os Planos de Unidades Didáticas (PUDs) de Libras nos cursos de licenciatura do IFCE nas regiões administrativas 1, 2, 3, 4 e 5. Com foco na estrutura, metodologias de ensino e legislações pertinentes, busca-se compreender a elaboração e implementação desses planos, identificando práticas eficazes e desafios no ensino de Libras. Observa-se uma diversidade na inclusão da disciplina nos currículos, com inconsistências nos Projetos Pedagógicos de Curso e desafios na implementação de políticas inclusivas. A obrigatoriedade do ensino de Libras é estabelecida pela Lei nº 10.436/2002 e pelo Decreto nº 5626/2005, sendo reforçada pelo IFCE através de resoluções institucionais, como a Resolução n° 99 de 27 de setembro de 2017. No entanto, ainda nenhuma legislação ou diretriz orienta sobre os objetivos e conteúdo que a disciplina deve atender. A abordagem qualitativa da pesquisa envolve análise documental e verificação da consonância entre os PUDs e objetivos educacionais, buscando adequação às diretrizes curriculares e necessidades dos estudantes surdos e ouvintes. Percebeu-se que no IFCE há grande variação na carga-horária da disciplina, enquanto a maioria de seu conteúdo é desconexo dos cursos onde a disciplina é ofertada. Propõe-se sugestões para aprimoramento visando a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas na educação. Espera-se que este estudo, ancorado nas contribuições desses autores e outros da área de Educação Inclusiva, Educação Especial e Estudos Surdos, gere reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e contribua para a formação de profissionais comprometidos com a igualdade de oportunidades.