RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE USO DE TELAS E ENGAJAMENTO DOS FILHOS EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114007 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7310 "inscrito_id" => 16953 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE USO DE TELAS E ENGAJAMENTO DOS FILHOS EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES" "resumo" => "Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado de maneira impressionante, trazendo inúmeros benefícios e facilidades para o nosso dia a dia. No entanto, o aumento do uso de telas tem gerado preocupações significativas, sobretudo na fase da infância e da adolescência. De acordo com os especialistas, o uso exagerado das telas impacta negativamente nas atividades extracurriculares, reduzindo o tempo que as pessoas dedicam a atividades físicas, leitura, interação social e outras práticas enriquecedoras fora do ambiente digital. Com o intuito de abordar essa questão, este estudo tem em vista analisar, a partir da perspectiva materna, se crianças que fazem uso mais frequente de telas tendem a passar mais tempo ociosas e, dessa forma, menos envolvidas em atividades extracurriculares. A pesquisa contou com a participação de 80 mães de crianças com idades entre 5 e 11 anos, sendo 40 mães de crianças envolvidas em atividades extracurriculares e outras 40 de crianças que não participam dessas atividades. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e um questionário sobre a rotina e o uso de telas por crianças. O presente estudo encontra-se em fase de análise de dados. A hipótese central é que quanto maior o tempo de exposição a telas, menor será o engajamento das crianças em atividades extracurriculares. A partir dos resultados encontrados, almeja-se aprofundar a compreensão sobre o impacto do uso de telas no comportamento e nas atividades das crianças, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que promovam o uso mais assertivo das tecnologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16953_TB7310_27102024012910.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA NUNES VIDAL" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vickynunesvidal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114007 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7310 "inscrito_id" => 16953 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE USO DE TELAS E ENGAJAMENTO DOS FILHOS EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES" "resumo" => "Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado de maneira impressionante, trazendo inúmeros benefícios e facilidades para o nosso dia a dia. No entanto, o aumento do uso de telas tem gerado preocupações significativas, sobretudo na fase da infância e da adolescência. De acordo com os especialistas, o uso exagerado das telas impacta negativamente nas atividades extracurriculares, reduzindo o tempo que as pessoas dedicam a atividades físicas, leitura, interação social e outras práticas enriquecedoras fora do ambiente digital. Com o intuito de abordar essa questão, este estudo tem em vista analisar, a partir da perspectiva materna, se crianças que fazem uso mais frequente de telas tendem a passar mais tempo ociosas e, dessa forma, menos envolvidas em atividades extracurriculares. A pesquisa contou com a participação de 80 mães de crianças com idades entre 5 e 11 anos, sendo 40 mães de crianças envolvidas em atividades extracurriculares e outras 40 de crianças que não participam dessas atividades. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e um questionário sobre a rotina e o uso de telas por crianças. O presente estudo encontra-se em fase de análise de dados. A hipótese central é que quanto maior o tempo de exposição a telas, menor será o engajamento das crianças em atividades extracurriculares. A partir dos resultados encontrados, almeja-se aprofundar a compreensão sobre o impacto do uso de telas no comportamento e nas atividades das crianças, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que promovam o uso mais assertivo das tecnologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16953_TB7310_27102024012910.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA NUNES VIDAL" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vickynunesvidal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }