Este artigo aborda as principais ideias do pedagogo e filósofo norte americano, John Dewey, sobre os conceitos de experiência e de educação relacionando com a corrente filosófica pragmática, também alicerçada por ele. A escolha deste pensador se dá devido à atualidade das discussões de Dewey no campo da educação, sobretudo a sua contribuição sobre a aprendizagem a partir das experiências, além da sua importância na construção da corrente filosófica pragmática. Para esta investigação optou-se pela exploração bibliográfica em obras concernentes a Dewey, num esforço de compreender sua vertente na construção do pensamento pragmático, buscando apreender nos conceitos fundamentais do vasto pensamento de Dewey as concepções de experiência e de educação. O texto está organizado em duas seções: a primeira seção apresenta a corrente filosófica pragmática segundo Dewey, iniciando com uma breve biografia deste pensador a fim de contextualizar sua história com a estruturação das suas ideias, para assim, abordar a concepção do pensamento pragmático a partir do contexto histórico; a segunda seção segue para o levantamento dos conceitos de experiência e de educação e como estes permanecem entrelaçados em todo seu conjunto de ideias. A partir da pesquisa, compreende-se a relação entre experiência e educação no processo de construção do conhecimento. A experiência proporciona aprendizagens significativas, necessárias para a vida e, a partir do conhecimento, a educação ganha seu poder de transformação social, sem a qual não se constrói democracia. Essa é a perspectiva do pensamento pragmático, que defende a aplicabilidade do conhecimento á vida prática e tem como elemento chave a noção de experiência.