O jogo "Átomos em Movimento" surge como uma abordagem lúdica e inovadora para o ensino de química, visando descomplicar conceitos complexos e tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Inspirado na necessidade de repensar o ensino tradicional, este jogo aborda temas como ligações químicas, tabela periódica e conhecimentos gerais de química de forma interativa, incentivando a participação ativa dos alunos. O jogo não apenas se destaca como uma ferramenta educacional, mas também atua como um catalisador para despertar e sustentar o interesse pela química, proporcionando uma representação visual do conteúdo apresentado verbalmente pelo professor. Ao longo dos anos, tem sido evidente o baixo interesse dos alunos pelas áreas de ciências exatas e naturais, refletindo um déficit significativo nessas disciplinas. O ensino de química, muitas vezes baseado na memorização de dados, fórmulas e conceitos, tende a limitar o aprendizado dos alunos e a desencorajá-los a se envolver e estudar essa disciplina de forma mais profunda. A pesquisa realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) evidenciou uma recepção positiva por parte dos alunos, destacando o jogo como uma ferramenta valiosa para promover a compreensão e o interesse pela química. Os resultados indicam que o "Átomos em Movimento" não apenas facilita a assimilação de conceitos, mas também contribui para uma mudança positiva na abordagem pedagógica, demonstrando seu potencial como recurso educacional adaptável e eficaz.