A pesquisa desenvolvida aborda a metodologia da resolução de situações-problema no ensino de matemática, em que foram realizadas analises em periódicos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Destacando a importância da resolução de problemas para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e cognitivas dos alunos, ressaltando a relevância da abordagem da resolução de problemas no ensino. Na metodologia da pesquisa utilizamos a pesquisa do tipo bibliográfica, em virtude da coleta de dados ter sido realizada em periódicos em meio digital. Quanto a abordagem optamos pela qualitativa, por demandar uma análise com a premissa de que nada é insignificante, e que cada elemento pode ser um pista crucial para um profundo entendimento do objeto em estudo. Diante da análise dos dados, os resultados apontam para a eficácia da resolução de problemas no ensino de conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro. Foram analisados artigos de várias revistas da SBEM, evidenciando a contribuição de diferentes abordagens de resolução de problemas para o ensino de matemática, incluindo o uso do GeoGebra, a exploração, resolução e proposição de problemas, e a importância da formação de professores nessa abordagem pedagógica. As analises ressaltam o potencial da resolução de problemas no ensino de matemática e aponta para a necessidade de novas pesquisas e formação contínua de professores nessa área.