O presente trabalho está vinculado ao campo dos Estudos Culturais em Educação e tem como objetivo as pedagogias culturais e seus possíveis efeitos na infância contemporânea, especialmente no que diz respeito ao consumo infantil, às mídias e às tecnologias presentes na vida de muitas crianças. Desse modo, o trabalho foca no estudo dos conceitos de pedagogias culturais (STEINBERG, 1997), pós-modernidade (VEIGA-NETO, 2001) e da modernidade líquida (BAUMAN, 1999), além da análise de possíveis efeitos dessas pedagogias no âmbito da infância, como parte constituinte de diversas identidades culturais infantis. Para o percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica nos repositórios digitais da Scielo e do Google Acadêmico. Os descritores utilizados para as buscas foram pedagogias culturais, infância contemporânea, educação, tecnologias, mídia, consumo, identidade e cultura, localizando-se três trabalhos. Os resultados apontam que as pedagogias culturais são amplas e variadas – jogos digitais, programas televisivos, brinquedos, entre tantas outras –, além de serem produzidas e disseminadas em larga escala com fins comerciais e possuem caráter educativo com efeitos no modo como as crianças se reconhecem e vivem suas infâncias. Ao mesmo tempo, tais artefatos consideram as crianças como protagonistas de suas infâncias e cocriadoras de cultura, junto com os demais atores sociais, produzindo e reproduzindo subjetividades que passam a compor os cenários desse tempo contemporâneo chamado de pós-moderno.