AFINAL, O QUE SÃO AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E QUAIS OS SEUS POSSÍVEIS EFEITOS NA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109355 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 5772 "titulo" => "AFINAL, O QUE SÃO AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E QUAIS OS SEUS POSSÍVEIS EFEITOS NA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA?" "resumo" => "O presente trabalho está vinculado ao campo dos Estudos Culturais em Educação e tem como objetivo as pedagogias culturais e seus possíveis efeitos na infância contemporânea, especialmente no que diz respeito ao consumo infantil, às mídias e às tecnologias presentes na vida de muitas crianças. Desse modo, o trabalho foca no estudo dos conceitos de pedagogias culturais (STEINBERG, 1997), pós-modernidade (VEIGA-NETO, 2001) e da modernidade líquida (BAUMAN, 1999), além da análise de possíveis efeitos dessas pedagogias no âmbito da infância, como parte constituinte de diversas identidades culturais infantis. Para o percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica nos repositórios digitais da Scielo e do Google Acadêmico. Os descritores utilizados para as buscas foram pedagogias culturais, infância contemporânea, educação, tecnologias, mídia, consumo, identidade e cultura, localizando-se três trabalhos. Os resultados apontam que as pedagogias culturais são amplas e variadas – jogos digitais, programas televisivos, brinquedos, entre tantas outras –, além de serem produzidas e disseminadas em larga escala com fins comerciais e possuem caráter educativo com efeitos no modo como as crianças se reconhecem e vivem suas infâncias. Ao mesmo tempo, tais artefatos consideram as crianças como protagonistas de suas infâncias e cocriadoras de cultura, junto com os demais atores sociais, produzindo e reproduzindo subjetividades que passam a compor os cenários desse tempo contemporâneo chamado de pós-moderno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5772_TB695_26102024213807.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO MURILO BENEDITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAGNO MURILO" "autor_email" => "murilobnto@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109355 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 5772 "titulo" => "AFINAL, O QUE SÃO AS PEDAGOGIAS CULTURAIS E QUAIS OS SEUS POSSÍVEIS EFEITOS NA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA?" "resumo" => "O presente trabalho está vinculado ao campo dos Estudos Culturais em Educação e tem como objetivo as pedagogias culturais e seus possíveis efeitos na infância contemporânea, especialmente no que diz respeito ao consumo infantil, às mídias e às tecnologias presentes na vida de muitas crianças. Desse modo, o trabalho foca no estudo dos conceitos de pedagogias culturais (STEINBERG, 1997), pós-modernidade (VEIGA-NETO, 2001) e da modernidade líquida (BAUMAN, 1999), além da análise de possíveis efeitos dessas pedagogias no âmbito da infância, como parte constituinte de diversas identidades culturais infantis. Para o percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica nos repositórios digitais da Scielo e do Google Acadêmico. Os descritores utilizados para as buscas foram pedagogias culturais, infância contemporânea, educação, tecnologias, mídia, consumo, identidade e cultura, localizando-se três trabalhos. Os resultados apontam que as pedagogias culturais são amplas e variadas – jogos digitais, programas televisivos, brinquedos, entre tantas outras –, além de serem produzidas e disseminadas em larga escala com fins comerciais e possuem caráter educativo com efeitos no modo como as crianças se reconhecem e vivem suas infâncias. Ao mesmo tempo, tais artefatos consideram as crianças como protagonistas de suas infâncias e cocriadoras de cultura, junto com os demais atores sociais, produzindo e reproduzindo subjetividades que passam a compor os cenários desse tempo contemporâneo chamado de pós-moderno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5772_TB695_26102024213807.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO MURILO BENEDITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAGNO MURILO" "autor_email" => "murilobnto@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }