A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional.