INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALAS REGULARES: INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109440 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 5672 "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALAS REGULARES: INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "O desafio de implementar a Educação Inclusiva em um contexto histórico de exclusão é o que move a mudança contínua que tem sido observada no ambiente escolar. A escola procura deixar no passado as marcas profundas que a exclusão causou e para isso se respalda nas leis que promovem a igualdade para todas as pessoas, tenham elas ou não necessidades especiais. Nesse contexto, os alunos com necessidades especiais precisam receber na escola não apenas o direito de frequentar, mas a garantia de que obterão sucesso a seu tempo e a seu modo, tendo suas singularidades respeitadas à luz das leis já promulgadas. À vista disso, o presente estudo tem como objetivo visualizar as dificuldades encontradas no ambiente escolar inerentes à inclusão de crianças com necessidades especiais em salas regulares. A pesquisa possui cunho bibliográfico, com traços de uma pesquisa qualitativa, buscando promover uma discussão pertinente a respeito dos avanços e retrocessos dentro da Educação Inclusiva e das dificuldades existentes no ambiente escolar. Espera-se promover uma discussão a respeito de todas as dificuldades encontradas em sala de aula pelas pessoas com necessidades especiais, observando mudanças significativas na ação pedagógica, garantindo o que se propõe na lei da inclusão e engajamento total de todas as pessoas deficientes no ambiente escolar e na sociedade como um todo. Pode-se identificar que ao longo dos anos as pessoas com necessidades especiais passaram por diversas dificuldades de aceitação pela sociedade. Hoje é possível que, mesmo enfrentando dificuldades, os portadores de alguma deficiência possam frequentar lugares que antes não lhes era permitido, escolas e também trabalhar, pois com os estudos garantidos muitos conseguem obter sua autonomia pessoal e dentro do seu trabalho desenvolver grandes potenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5672_TB810_27102024225334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESCILENE SOUSA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gescilene.adm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109440 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 5672 "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALAS REGULARES: INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "O desafio de implementar a Educação Inclusiva em um contexto histórico de exclusão é o que move a mudança contínua que tem sido observada no ambiente escolar. A escola procura deixar no passado as marcas profundas que a exclusão causou e para isso se respalda nas leis que promovem a igualdade para todas as pessoas, tenham elas ou não necessidades especiais. Nesse contexto, os alunos com necessidades especiais precisam receber na escola não apenas o direito de frequentar, mas a garantia de que obterão sucesso a seu tempo e a seu modo, tendo suas singularidades respeitadas à luz das leis já promulgadas. À vista disso, o presente estudo tem como objetivo visualizar as dificuldades encontradas no ambiente escolar inerentes à inclusão de crianças com necessidades especiais em salas regulares. A pesquisa possui cunho bibliográfico, com traços de uma pesquisa qualitativa, buscando promover uma discussão pertinente a respeito dos avanços e retrocessos dentro da Educação Inclusiva e das dificuldades existentes no ambiente escolar. Espera-se promover uma discussão a respeito de todas as dificuldades encontradas em sala de aula pelas pessoas com necessidades especiais, observando mudanças significativas na ação pedagógica, garantindo o que se propõe na lei da inclusão e engajamento total de todas as pessoas deficientes no ambiente escolar e na sociedade como um todo. Pode-se identificar que ao longo dos anos as pessoas com necessidades especiais passaram por diversas dificuldades de aceitação pela sociedade. Hoje é possível que, mesmo enfrentando dificuldades, os portadores de alguma deficiência possam frequentar lugares que antes não lhes era permitido, escolas e também trabalhar, pois com os estudos garantidos muitos conseguem obter sua autonomia pessoal e dentro do seu trabalho desenvolver grandes potenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5672_TB810_27102024225334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESCILENE SOUSA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gescilene.adm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }